Cooperativas goianas trabalham para arrecadar 425 toneladas de alimentos para famílias carentes

Publicado em: 10 junho - 2021

Leia todas


Meta é doar 25 mil cestas para distribuir em todo o Estado; setor cooperativista tem no interesse pela comunidade um de seus princípios e busca multiplicar esforços para atenuar os efeitos da crise sanitária e econômica.

O cooperativismo é regido por 7 princípios, pautados pela democracia, liberdade, equidade, solidariedade e justiça social. Um deles é o Interesse pela comunidade. Essa linha orientadora trata do trabalho que as cooperativas devem desempenhar para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio de políticas aprovadas por seus associados. A intenção é gerar benefícios sociais e econômicos não somente para seus cooperados, mas para todos da região de atuação da instituição.

No Brasil, dentre suas ações em benefício à comunidade, as cooperativas desenvolvem anualmente o Dia de Cooperar. Originado em Minas Gerais em 2009 o Projeto Dia de Cooperar – ou apenas, Dia C – tinha em sua proposta ser um dia reservado para fazer o bem, em que equipes de voluntários realizavam, simultaneamente em todo o estado, uma atividade, de escolha da cooperativa, que ajudasse a transformar para melhor a vida das pessoas.

Com o passar dos anos, o Dia C se tornou nacional. Em 2020, quase 8 milhões de pessoas foram beneficiadas, com as cerca de 3 mil iniciativas e ações realizadas por mais de 2 mil cooperativas e seus cerca de 140 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da covid-19, o total realizado no ano passado passou de 2 mil. Ao todo, mais de 1.300 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

Campanha em Goiás

As cooperativas goianas e o Sistema OCB/GO estão unidos para arrecadar fundos e alimentos para enfrentar o problema da fome, que aflige grande parte da população. Em Goiás, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18% da população vive abaixo da linha da pobreza – se somada a classe E, o número passa de 50%. Em um estado com 7,5 milhões de habitantes, isso representa mais de 3 milhões de pessoas vivendo na miséria. Com a pandemia e a crise econômica no País, a situação se agravou. Por esse motivo, a campanha do Dia de Cooperar (Dia C Goiás 2021) tem como tema “A fome não espera a pandemia passar”. A expectativa é de que sejam superados os números do ano passado, quando foram arrecadadas 22,5 toneladas de produtos, entre alimentos e materiais de higiene e proteção.

Pelo segundo ano consecutivo, sob os desafios impostos pela pandemia, o Sistema OCB/GO viu no combate à fome a maior urgência de nossas comunidades e, por isso, não apenas repete, mas amplia a iniciativa que esse ano traz o tema “A Fome não Espera a Pandemia Passar”.

Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o Dia C Goiás deste ano mostra a preocupação e o compromisso do cooperativismo com as causas sociais. “Sentindo a situação de extrema vulnerabilidade causada pela pandemia, principalmente a questão da fome e por meio do nosso chamamento, o Sistema está se unindo e ajudando a minimizar o sofrimento dos mais carentes”, constata.

Até o momento, 50 cooperativas são parceiras do Sistema OCB/GO na campanha. São 69 embaixadores do Dia C Goiás envolvidos na campanha, entre presidentes, gerentes, diretores, analistas e outros colaboradores de cooperativas. A ideia é que cada uma delas organize o recolhimento dos alimentos, faça a distribuição em sua área de atuação, mas, ao final, tudo que for arrecadado será somado e contabilizado de modo conjunto.

O Sistema OCB/GO está distribuindo para as cooperativas parceiras um kit de sacolas plásticas para serem usadas na distribuição dos alimentos arrecadados. Até o momento, quase 11 mil embalagens já foram solicitadas pelas cooperativas que estão juntas na campanha.

Como ajudar

Para ajudar na campanha “A fome não espera a pandemia passar”, você pode levar o alimento para uma cooperativa parceira (ver a lista abaixo). Além disso, também pode contribuir fazendo uma doação por Pix de qualquer valor em uma das contas da campanha. Todo o dinheiro arrecadado será convertido em produtos alimentícios e doados ao público alvo da campanha.

A campanha do Dia C Goiás 2021 possui um site próprio onde é possível saber detalhes de como participar e também acompanhar as ações que as cooperativas parceiras estão realizando em suas cidades. Clique aqui e visite o site!

Confira as contas:

  • Sicoob Unicentro Brasileira – Pix: gerop.ocbgo@ocbgo.coop.br
  • Sicoob Secovicred – Pix: ocbgo@ocbgo.coop.br
  • Sicredi Cerrado – Pix: tesouraria@ocbgo.coop.br

Fonte: G1


Notícias Relacionadas:



Publicidade