Cooperativismo e responsabilidade que atende mais de 55 mil famílias

Publicado em: 06 dezembro - 2021

Leia todas


Município de Passo Fundo foi um dos primeiros que acreditou no projeto de eletrificação rural

A Coprel, cooperativa de geração de energia, foi fundada no dia 14 de janeiro de 1968, no município de Ibirubá, há 90km de Passo Fundo. Na época as tecnologias disponíveis no meio rural eram limitadas. Contexto que mostrou a necessidade e a importância de levar energia para as famílias do meio rural. No entanto, o custo para esse acesso era alto, exigindo investimentos e incentivos.

Pra buscar acesso a esses recursos e viabilizar a eletrificação no campo, lideranças da região se uniram para criar cooperativas, que impulsionassem o desenvolvimento do meio rural, entre elas a Coprel. Desde então, a atuação da Coprel na região mudou o cotidiano do meio rural, através do acesso à energia e internet no campo. Uma cadeia positiva de crescimento, que com os investimentos possibilitou aumentar a renda das famílias, proporcionando uma melhor qualidade de vida e incentivando a sucessão familiar no campo.

“A Coprel teve um crescimento sustentado na qualidade dos serviços e no atendimento aos seus cooperantes. Hoje a cooperativa distribui energia para mais de 55 mil famílias em 72 municípios gaúchos, além de possuir mais de 17 mil quilômetros de rede e quatro subestações”, explicou o presidente Jânio Vital Stefanello.

O município de Passo Fundo foi um dos primeiros que acreditou no projeto de eletrificação rural que estava sendo realizado pela Coprel. A cooperativa levou energia a todo o interior e, devido ao grande crescimento e industrialização de Passo Fundo, diversas áreas residenciais e indústrias se localizam na área de atuação da Coprel.

Este desenvolvimento levou a cooperativa a construir em Passo Fundo em 2011, a primeira das quatro subestações de energia da Coprel. O presidente relembra que os investimentos da Coprel deram sustentabilidade para o crescimento da região e para a instalação de empresas como a Italac e a Ambev, que se instalaram a partir da subestação, que tem 25 MVA de potência.

Entre as responsabilidades da cooperativa, está o atendimento a diversos perfis de cooperantes. Quando a Coprel ingressou no mercado de telecomunicações, o município de Passo Fundo também se tornou estratégico para o desenvolvimento do plano de expansão da Coprel Telecom.

“Passo Fundo é o maior município da área de atuação da Coprel, e o vemos também como polo de inovação. Nossa Missão em Passo Fundo se fundamenta em oferecermos a excelência de nossos serviços em todas as áreas que atuamos, e que a Coprel seja vista como uma cooperativa que investe para o desenvolvimento regional” destacou o presidente.

A cooperativa acredita que o crescimento acontece quando existe a união de forças, como é o caso da parceria entre a Coprel e o Diário da Manhã.

“A responsabilidade que temos perante a sociedade, requer que façamos um bom trabalho, apoiados no cooperativismo diário, com compromisso e transparência, características essas que são a base para parcerias como a nossa com o Diário da Manhã, tão importante na região de Passo Fundo”, finalizou.


Fonte: Diário da Manhã


Notícias Relacionadas:



Publicidade