Cooperativistas mineiros participam de evento apoiado pelo Vaticano

Publicado em: 10 dezembro - 2020

Leia todas


Representantes do cooperativismo mineiro participaram do evento Economia de Francisco realizado, de 19 a 21 de novembro. Na oportunidade, o professor do curso de Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alair Ferreira de Freitas, foi um dos jovens selecionados para participar do evento, além do assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, por sua atuação acadêmica.

Organizado pela Diocese de Assis, na Itália, o Município de Assis, o Instituto Seráfico, a Economia de Comunhão e as famílias franciscanas, com apoio do Vaticano e do Departamento para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o evento foi realizado, este ano, de maneira virtual.

O nome Economia de Francisco se dá devido ao exemplo de São Francisco de Assis, pelo cuidado com os menores e com os animais e a ecologia, assim como pelo Papa Francisco, que denunciou o estado patológico de muitos na economia e clama por um novo modelo econômico. O Sumo Pontífice acredita, ainda, na ideia de enfrentar os desafios atuais por meio da atuação dos jovens. O evento, portanto, foi uma chamada a jovens economistas, professores e empresários de todo o mundo.

Segundo Magela, ‘foi extremamente gratificante assistir, participar e interagir em vários painéis que abordaram temas fundamentais para refletir a necessidade de implementar uma nova ordem econômica mundial, que se alinha intimamente com os valores e princípios estabelecidos pela doutrina e filosofia cooperativista”.

Já o professor Alair foi um dos jovens brasileiros convidados pelo Papa Francisco a participar do evento para discutir e propor essa nova ordem econômica mundial.

Entre os palestrantes do evento estavam o economista, banqueiro e Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus; o Gerente da Mondragon Cooperative Corp, da Espanha, Juan Manuel Sinde; e o economista e ex-diretor do The Earth Institute Columbia University, dos Estados Unidos, Jeffrey Sachs, entre outros.


Fonte: Ocemg


Notícias relacionadas



Publicidade