Ecossistema de Inovação: como construir o futuro em conjunto?

Publicado em: 22 junho - 2022

Leia todas


Incentivar ações de empreendedorismo e inovação e fomentar diálogos a fim de promover o surgimento de novas ideias está entre as ações do UPF Parque Científico e Tecnológico, que nesta segunda-feira, 20 de junho, promoveu o talk Ecossistema de Inovação: construindo o futuro em conjunto. A atividade, realizada na Arena UPF Parque, contou com a participação do coordenador de Inovação do Ágora Tech Park, Ricardo Fantinelli, do presidente da CDL Passo Fundo, Fernando De Carli, e do secretário de Planejamento de Passo Fundo, Giezi Schneider, e teve a mediação do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Dr. Rogerio da Silva.

Ao considerar que um ecossistema de inovação é composto por diversos agentes que atuam com o mesmo propósito, o evento buscou debater a importância dos diferentes atores no fortalecimento do ecossistema e ainda apresentou iniciativas de inovação aberta, de tecnologia para transformar o mundo dos negócios e a vida das pessoas. A mediação do encontro foi feita pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva.

“É uma satisfação promover esse bate-papo dentro da Arena UPF Parque, um espaço moderno que foi criado para discutirmos a inovação, e termos a oportunidade de trazer experiências bem-sucedidas de outras partes do país. Acreditamos que é fundamental reunir as entidades empresariais, o poder público e a Universidade, pois é esse bloco que nos dá sustentação para que a gente possa desenvolver ações efetivas de inovação”, afirma o vice-reitor.

Referência nacional em inovação

Um dos convidados para debater o assunto foi o coordenador de Inovação do Ágora Tech Park, Ricardo Fantinelli, que abordou as iniciativas do Centro de Inovação de Joinville, uma referência nacional em inovação. “Para haver competitividade e o ecossistema ser uma mola propulsora é preciso ter pessoas com alta capacidade de resolução de problemas complexos e esses talentos saem das universidades. Também precisa haver tecnologia, mas não é hardware e software, é alguém para melhorar o que já fazemos, que gere mais valor, impacto e dinheiro. E o mais importante: cooperativismo, é a tolerância e a nossa capacidade de compartilhar os desafios com os outros e não só os ganhos”, disse Fantinelli.

Parceria para desenvolver empresas e gerar inovação

O empresário da indústria e do comércio no segmento da construção civil e presidente da CDL Passo Fundo, Fernando De Carli, destacou as ações que a entidade tem realizado para promover o desenvolvimento das empresas, entre elas, o CDL Tech, projeto desenvolvido em parceria com o UPF Parque. “Muitas necessidades de evolução e de novas tecnologias surgiram na pandemia, então temos como foco trabalhar para que as pessoas venham até Passo Fundo e usufruam por mais tempo de tudo que o município tem a oferecer. Uma das ideias objetivas é proporcionar um maior ambiente de inovação, como é o CDL Tech. Vamos trabalhar as tecnologias para venda, a organização de estoque e os processos produtivos. Esse projeto é um exemplo da participação de vários agentes para que se forme um ambiente de inovação”, afirmou.

Inovação como divisor de águas para o futuro da cidade

Em sua fala, o secretário de Planejamento de Passo Fundo, Giezi Scheneider, destacou a atuação do governo municipal nas ações de inovação. “Entendemos que inovação tem que estar no DNA da gestão, ela é fundamental e pode ser um divisor de águas para o futuro da cidade. Precisamos entender a inovação como uma nova força motriz, fortalecendo tudo que já temos de competência reconhecida e preparar a cidade para ser mais atrativa, mais segura e estimulante para quem quer empreender”, afirmou o secretário, destacando que a prefeitura realizou investimentos em equipamentos de tecnologia e qualificação dos professores para que possam utilizá-los em salas de aula, promovendo a inovação desde a educação básica. Além disso, trabalha na digitalização e modernização dos serviços prestados pela prefeitura e busca manter constantes diálogos para promover o desenvolvimento da inovação no município e crescimento das empresas do setor.


Fonte/Imagens: Universidade de Passo Fundo


Notícias Relacionadas:



Publicidade