Instituição financeira cooperativa lança programa de inovação

Publicado em: 01 novembro - 2021

Leia todas


O Sicoob está lançando um novo programa de inovação, intitulado Mais 360º. A iniciativa nasceu a partir da necessidade de acompanhar tendências do mercado, e pretende trazer um ambiente onde a cooperativa possa investir em ideias de todos os segmentos. Para isso, a vertente gamificada foi colocada em prática dentro do novo projeto.

O programa surge em um momento onde o Sicoob está organizado em níveis que conectam as operações de suas cooperativas singulares, centrais e o Centro Cooperativo Sicoob, que juntos reúnem mais de 5 milhões de cooperados.

Diante disso, viu-se a necessidade de criar um programa que trabalhasse efetivamente na busca por melhores práticas e ideias para o portfólio da cooperativa. Segundo a plataforma InovaCoop, no processo de implementação do programa, foram identificados os seguintes desafios:

  •  engajamento da média gerência no processo;
  • conciliação das atividades dos participantes no Mais 360° com as rotinas das áreas de origem;
  • definição dos critérios de seleção das ideias para incubação e alocação de recursos;
  • continuidade das atividades nas áreas de origem dos participantes quando da dedicação em tempo integral às ideias incubadas;
  • desenvolvimento da cultura da inovação baseada no ciclo “construir, medir e aprender”;
  • lidar com estresse e pressão causado pelas incertezas e insucessos inerentes ao processo de inovação.

Mais 360º

Para criar o novo programa, o Sicoob reestruturou uma antiga iniciativa da cooperativa. Com a reformulação, o Mais 360º passou a ter uma vertente fortemente voltada para a busca por tendências de mercado, algo crucial para o movimento nos dias atuais.

Na prática, o programa funciona de duas formas: após o lançamento do programa, os colaboradores são chamados a apresentar novas ideias que tenham como foco buscar a inovação dentro dos diversos campos da cooperativa. A partir disso, as melhores propostas recebem uma mentoria, dentro do espaço de inovação criado pelo Sicoob.

Resultados

Até o momento, o Sicoob já recebem mais de 155 ideias em seu banco da plataforma Mais 360º. No ano de 2019, o número de colaboradores envolvidos no programa de inovação saltou para um total de 379, representando um aumento de 25%.

Próximos passos

Apesar do impacto dentro da cooperativa, a primeira edição do Mais 360º não trouxe grandes transformações para a comunidade onde a cooperativa está inserida. Agora, o Sicoob busca levar o impacto das metodologias para além da cooperativa, de forma a contribuir efetivamente com os cooperados.

Para conferir mais informações sobre o programa de inovação do Sicoob, clique aqui.


Por Redação MundoCoop, com informações da plataforma Inovacoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade