Instituto Sicoob oferece Educação Financeira gratuita por colaboradores voluntários

Publicado em: 08 outubro - 2020

Leia todas


Oferecer orientações a respeito de temas como quitação de dívidas, Imposto de Renda (IR), investimentos e orçamento pessoal. Esse é o principal objetivo do curso gratuito de Educação Financeira, lançado no último dia 7 pelo Instituto Sicoob, sob a forma de clínicas financeiras virtuais.

Agência de Investimento Social Estratégico do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), o instituto pretende com a iniciativa ampliar a difusão da cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Com a participação de especialistas da área, a expectativa da entidade é de superar, este ano, a marca de 16 mil atendimentos de 2019 (em 42 municípios brasileiros), quando estes eram feitos apenas presencialmente. Do montante do ano passado, 85% das pessoas atendidas pertenciam às classes D e E, segundo dados do instituto.

Iniciada em 2017, a ministração das clínicas agora passa a ser totalmente online.

“Por permitir atender um número crescente de pessoas, ao mesmo tempo, e com mais disponibilidade de agenda”, o atendimento virtual deverá se ampliar muito nos próximos anos, acentua a gerente de Desenvolvimento e Investimento Social do Sicoob, Emanuelle Moraes.

Sua expectativa se baseia no fato de que os atendimentos passam ser realizados individualmente, por colaboradores do Sicoob que integram o programa de voluntariado corporativo, após serem capacitados em Educação Financeira, conforme a metodologia da instituição.

Os chamados ‘voluntários transformadores’, completa a gerente, estão capacitados a responder questões sobre endividamento, cálculo de juros, organização de vida financeira, entre outros temas, em ambiente virtual que facilita o agendamento em dia e horário previamente escolhidos pelo usuário. 

Institucionalmente, Emanuelle entende que os ganhos vão para toda a sociedade, no sentido de democratizar a informação sobre Educação Financeira. “A pandemia nos obrigou a converter em online todos os nossos programas, antes presenciais”, arremata.

O cadastro pode ser feito pelo site clinicasfinanceiras.sicoob.com.br.


Redação MundoCoop com informações Imprensa Sicoob


Notícias Relacionadas



Publicidade