Laboratório focado em protótipos de IoT

Publicado em: 07 novembro - 2016

Leia todas


internet

 

O Venturus – Inovação & Tecnologia (um dos mais reconhecidos institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil) implementou em sua sede, em Campinas (SP), espaço dedicado aos colaboradores do instituto com o objetivo de fomentar e desenvolver novas ideias alinhadas às tendências do mercado de tecnologia.

O espaço de 150m² abriga protótipos de Internet das Coisas, Machine Learning, Visão Computacional, Big Data, Cloud Computing e outras linhas de pesquisa voltadas a dispositivos conectados.

Este Laboratório de Inovação é voltado ao desenvolvimento de ideias é aberto a participação dos colaboradores, que poderão sugerir e experimentar novas soluções em projetos inovadores. Até mesmo o nome do Laboratório, Hello World, foi escolhido em um concurso interno entre os funcionários, dos 40 nomes sugeridos, quatro foram selecionados e passaram por uma votação popular. O nome escolhido faz referência à área de desenvolvimento, que utiliza esta mensagem principalmente no início da aprendizagem de novas linguagens de programação.

A equipe responsável por desenvolver os protótipos irá criar APIs (Application Programming Interfaces) para controlar os equipamentos em uma casa e integra-los aos assistentes pessoais Google Assistant, Apple Siri e a Amazon Alexa.

No futuro, um ambiente conectado como esse também “aprenderá” com as ações dos usuários para facilitar sua vida. Tarefas como ligar e desligar o ar-condicionado, a televisão e outros equipamentos serão realizadas automaticamente, tomando como base o padrão de comportamento, as condições de temperatura e a localização do usuário dentro do ambiente.

A interação entre os dispositivos é uma tendência não apenas para uso pessoal, mas principalmente para soluções IIot – Industrial Internet of Things – da indústria 4.0.



Publicidade