Mensagem do presidente Ariel Guarco para a edição especial da Cooperative Insider no 125º aniversário do ICA

Publicado em: 27 dezembro - 2020

Leia todas


Em 2020, comemoramos o 125º aniversário da Aliança Cooperativa Internacional. Este não é apenas um marco para a nossa organização, mas também para todo o movimento cooperativo. 

Este ano, a humanidade enfrentou enormes desafios. Enquanto estávamos confinados em nossas casas, testemunhamos más notícias sobre a pandemia, a violência racial e os efeitos da mudança climática. Ao mesmo tempo, também colocamos os princípios cooperativos em prática. Vimos como as cooperativas ajudaram comunidades em todo o mundo a lidar com um vírus mortal e as reconstruirão quando a pandemia acabar.

Nesse sentido, tenho orgulho de saber que a organização que nasceu há 125 anos para atender às cooperativas de todos os cantos do planeta, hoje continua sendo a casa comum de todas as organizações. Todos praticam uma economia com raízes na democracia e na solidariedade, fortalecidos por um espírito capaz de enfrentar os desafios globais da atualidade.

Nossa identidade cooperativa, valores e princípios permaneceram fortes e são a base para cooperativas em todo o mundo para ajudar suas comunidades a sobreviver e lidar com a pandemia deste ano. 

Nesses meses, tenho ouvido os membros da cooperativa em todos os lugares contando suas histórias de resiliência e compromisso para atender às necessidades das pessoas. Tenho visto ações rápidas e inovadoras de cooperativas que têm protegido e ajudado as populações mais vulneráveis.

Como membro do movimento cooperativo, sei que em tempos de crise, as cooperativas estão, sem hesitação, prontas para apoiar sua comunidade.

Este ano, assistimos também ao surgimento de uma geração de jovens líderes, empenhados em eliminar as desigualdades sociais, combater as alterações climáticas e resolver os desequilíbrios acentuados pela pandemia. Acredito firmemente que o modelo cooperativo pode ser o canal pelo qual nossos jovens podem se organizar democraticamente e ser um agente de transformação social.

Com nossa identidade cooperativa como padrão, podemos caminhar em direção ao desenvolvimento sustentável de nossas comunidades. Juntos, continuaremos a construir um movimento cooperativo forte e transformador pelos próximos cem anos e além.


Fonte: Internatonal Co-operativa Alliance


Notícias Relacionadas



Publicidade