Na USP há 67 trabalhos sobre o enfoque das “cooperativas”

Publicado em: 28 julho - 2017

Leia todas


Investigando o desenvolvimento das Teses e Dissertações cujo tema tinha relação com Organizações Cooperativas na USP, o Obscoop identificou 67 trabalhos no período de 2000 até o primeiro bimestre de 2017.

Dentre eles, havia 21 Teses de Doutorado e 46 Dissertações de Mestrado. Isto é, duas dissertações para cada tese, aproximadamente.

No gráfico abaixo, que apresenta a frequência de publicação por período, se nota que o no período de 2012 a 2017 já havia 29 publicações. Antes de 2017 encerrar já havia mais publicações que o período de 2006 a 2011. É possível pensar que tem aumentado, proporcionalmente, a quantidade de pesquisa sobre cooperativas. Isto fica nítido quando estes números são comparados com o primeiro grupo de anos (2000 a 2005).

Não existe um consenso que possa provar a razão deste fenômeno, porém podem-se levantar hipóteses, como por exemplo:

a) A atenção para o tema aumentou dado que as cooperativas vêm ocupando espaço maior nas representações socioeconômicas dos municípios, conforme evidências na literatura;

b) As cooperativas aparecem mais como objeto de estudos – justamente para provar a afirmação anterior –, o que leva os acadêmicos a focarem mais seus trabalhos a respeito das cooperativas;

c) Mais orientadores dos programas de pós-graduação estudam as cooperativas, e incita que seus orientandos estudem;

d) Uma potencial explicação também pode ser a maior disponibilidade de dados sobre as cooperativas. Por exemplo, Banco Central, Agência Nacional da Saúde (ANS), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Juntas Comerciais que estão disponibilizando mais dados sobre cooperativas.

Já quanto às áreas de conhecimento o tema se mostra com uma tendência multidisciplinar, uma vez que aparecem 23 temas de pesquisas distintos, como por exemplo: Ciência Política, Direito do Trabalho, Direito Econômico e Financeiro, Geografia Humana, Saúde Ambiental, Sociologia, etc. Esse fenômeno indicia que “Cooperativas” é um tema multidisciplinar. Contudo, os temas mais recorrentes e que indicam a proeminência de estudos na área, são: “Controladoria e Contabilidadee “Administração”.



Publicidade