Outubro Rosa é marcado com Doação de lenços e homenagens a pacientes em tratamento de câncer na Unimed Sul Capixaba

Publicado em: 02 outubro - 2020

Leia todas


A Unimed Sul Capixaba realizará uma série de ações para marcar o Outubro Rosa, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além do cuidado com a saúde da mulher. A programação, ao longo do mês, contempla live sobre saúde da mulher, exibição de vídeo em homenagem a pacientes que estão em tratamento contra a doença na Unimed Oncologia, comercialização de canecas personalizadas Outubro Rosa e a arrecadação de lenços para serem doados a mulheres que estão enfrentando o problema.

O vídeo, que será publicado nas redes sociais da cooperativa, traz o depoimento de duas pacientes: da professora Cláudia Gomes Ferreira, de 42 anos, moradora de Itapemirim, e da dona de casa Márcio Brito, que tem 47 anos e mora em Cachoeiro de Itapemirim. Mesmo passando por um momento tão delicado na vida, elas não hesitaram em dividir com as pessoas um pouco de suas histórias, dando força e encorajando outras mulheres na mesma situação.

Márcia percebeu ainda em casa que havia algo de errado na mama esquerda ao apalpá-la. Os exames e uma biópsia apontaram que se tratava de um nódulo maligno. “Inicialmente achei que não fosse nada, até perceber um tempo depois que o caroço havia crescido. O resultado me deixou desesperada, porque quando vem o diagnóstico a gente acha que vai morrer”, confessa.

A mama não precisou se retirada, e a professora segue em tratamento. Passou por quatro sessões de quimioterapia e agora está fazendo a radioterapia. “Meu cabelo caiu, mas Deus tem me sustentado e estou me sentindo bem. Sigo na esperança de que tudo vai ficar bem”, afirma.

Já Cláudia está na metade do tratamento contra um câncer do intestino, tendo sido submetida a 12 sessões de quimioterapia. O período, segundo ela, tem sido de desafios com a fraqueza causada pela medicação. Além disso, a imunidade comprometida resultou em uma internação de 12 dias por conta de uma infecção no organismo.

O alerta veio com uma dor de barriga e não conseguir evacuar com facilidade. Procurou o médico, que imediatamente pediu uma colonoscopia. “Fiz a cirurgia, estava com muito medo e logo em seguida fizemos os exames de biopsia para ver se eu precisava de quimioterapia. O corpo dá sinais. Precisamos ficar atentos e procurar ajuda médica”, diz.

Clientes Unimed e a população em geral também serão incentivados a colaborar com a doação de lenços. Pontos de coleta serão instalados no Hospital Unimed, na sede da operadora de plano de saúde e nas unidades de atendimento de Castelo e Iconha. Já a venda das canecas personalizadas com biscoitos caseiros acontecerá no Hospital Unimed e na Central de Atendimento na sede da operadora, no bairro Gilberto Machado. A caneca custa R$ 30,00, com a arrecadação sendo revertida para a compra de suplementos para pacientes atendidos na Unimed Oncologia, uma iniciativa do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba.

Seguindo a programação do Outubro Rosa da cooperativa, a live será realizada no próximo dia 22, às 19h, pelo Instagram @unimedsulcapixaba, com participação da oncologista Mariana Novaes e da enfermeira especialista em Oncologia Fernanda Coradini Marques.

Mariana Novaes, oncologista da Unimed Sul Capixaba, enfatiza que o diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura. Segundo ela, estudos apontam que o risco de desenvolver câncer de mama pode ser reduzido em até 28% com alimentação saudável e atividades físicas.

“Além de ter um estilo de vida saudável, é importante que a mulher tenha consultas regulares com o ginecologista ou o mastologista e, a partir dos 40 anos, realize  mamografias anualmente. A prevenção compreende ainda evitar o consumo de alimentos industrializados, bebida alcoólica e fumar. E quanto aos exercícios físicos, é preciso ter em mente que eles precisam ser adotados para a vida toda, uma vez que diminuem o estresse e contribuem para o controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama”, ressalta a oncologista.

Sobre o Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Em 2020, a campanha tem como tema “quanto antes melhor”. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 66 mil casos novos de câncer de mama estão previstos para cada ano entre 2020 e 2022.


Fonte: Portal Pérola Capixaba


Notícias Relacionadas



Publicidade