PDGC: tem início ciclo 2017

Publicado em: 11 janeiro - 2017

Leia todas


lancamento

 

Instituído pelo Sistema OCB com metodologia pautada no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, que é o referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações brasileiras. O modelo cooperativista ­ – já implementado em várias cooperativas – segue as diretrizes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e inicia o ciclo 2017 com eventos em várias unidades estaduais. Exemplo é o Sistema Ocemg, que entra no 5º ciclo no dia 15 de fevereiro, em evento realizado em Belo Horizonte.

Os principais benefícios do PDGC relacionam-se à possibilidade de aprofundar a reflexão sobre a forma como a cooperativa está sendo gerida e se ela atende às formalidades exigidas. Permite, ainda, melhorias no processo no caso em que incongruências sejam percebidos, mesmo que por falta de conhecimento de seus gestores. Para isso, os questionários do PDGC permitem diagnóstico objetivo e medição do grau de maturidade da gestão com base no MEG, simbolizando a visão sistêmica da organização. Em outras palavras, o programa desenvolve a gestão, permitindo a autoavaliação da cooperativa, assim como a verificação se todos os pontos estão realmente sendo executados.

Parte integrante de uma Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop, que tem entre seus focos promover a autogestão nas cooperativas, o PDGC é uma variação cooperativista da governança corporativa e foi lançado em fevereiro de 2013. O PDGC foi idealizado pelo Sescoop em parceria com outras duas entidades integrantes do sistema (OCB e Confederação Nacional das Cooperativas – CNCoop), as unidades estaduais, além Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) – cada uma delas com papeis definidos. Ou seja, nesse processo de construção participativa personalizado às características das sociedades cooperativas, somou-se o trabalho de todo o Sistema OCB, tanto da unidade nacional, quanto das estaduais, com um conhecimento aprofundado do cooperativismo ao know-how da FNQ, com seu Modelo de Excelência de Gestão.

O evento do Sistema Ocemg é direcionado a dirigentes, presidentes, conselheiros e gestores de cooperativas, o evento é gratuito e objetiva promover reflexões e estratégicas de gestão e governança nos empreendimentos cooperativos e estimular os dirigentes e gestores das cooperativas mineiras para adesão ao PDGC 2017. O público é limitado a 350 pessoas, por isso, as inscrições vão até o dia 1º de fevereiro e  as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos formulários.

Inscrições e informações no site https://www.minasgerais.coop.br/pagina/8876/informacoes.aspx

Confira a programação:

screen-shot-2017-01-11-at-10-15-13-am



Publicidade