Projeto de cooperativa brasileira integra patrimônio mundial da Educação para Paz

Publicado em: 10 agosto - 2021

Leia todas


Desenvolvido pelo Sicredi para transmitir valores do Programa A União Faz a Vida, o “Dado da União pela Paz” tem impactado estudantes e acaba de receber certificação do Living Peace International

O projeto “Dado da União pela Paz” recebeu a certificação do Living Peace International e passou a integrar o patrimônio mundial da Educação para a Paz. A iniciativa desenvolvida pelo Sicredi tem como objetivo transmitir de maneira lúdica valores que integram o Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa que atua na educação integral de crianças e adolescentes, ajudando a despertar a essência da cooperação e contribuindo para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

Com o reconhecimento, a iniciativa integrará o e-book do Living Peace, mundialmente conhecido pela promoção da Educação pela Paz, e servirá de inspiração para outros países que queiram reproduzir o projeto.

No Brasil, o “Dado da União pela Paz” é aplicado em nove escolas do município de Santa Cruz de Monte Castelo, interior do Paraná. O projeto teve início por iniciativa da assessora pedagógica do PUFV da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Angelita Ana Saraiva Rafeh. Em 2013, a educadora participou do Congresso Internacional de Educação para a Paz, na Itália, e conheceu a proposta do “Dado da Paz” e, juntamente com a cooperativa, criou uma nova versão. “Em cada face do dado tem um valor do Programa a União Faz a Vida como diálogo, cooperação, justiça, diversidade, empreendedorismo e solidariedade. Essa seria uma maneira de levar os conceitos da metodologia para a vivência dos alunos de uma forma lúdica”, explica a assessora.

Inicialmente, os dados foram produzidos em um tamanho pequeno e distribuídos para os professores do município para que o material fosse usado como instrumento pedagógico. Os educadores jogavam o dado e a face que aparecia teria que ser vivenciada em sala de aula ou em família. “A prática começou a dar tão certo que recebemos muitos retornos de pais de alunos comentando que os filhos estavam mais colaborativos em casa, auxiliando em tarefas como arrumar a cama, enxugar a louça, a guardar os brinquedos”, comenta Angelita.

Com o impacto positivo observado, o projeto avançou ainda mais. Foram desenvolvidos dados gigantes e instalados em instituições de ensino do município. “Eu sou uma ‘acreditadora’ do programa que, por meio de uma brincadeira com o dado, faz com que os alunos vivenciem as mensagens do PUFV. Uma ação que está gerando diálogo, atitude e mudanças na prática. E que agora recebe o reconhecimento e visibilidade mundial por esse impacto positivo”, comemora a assessora.

Para o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Bezerra Guedes, o apoio da cooperativa ao projeto desde o início fortalece a missão do cooperativismo de crédito em atuar para promoção do desenvolvimento econômico e social das comunidades. “Acreditamos que o projeto leva as mensagens do cooperativismo para alunos e professores e também para as pessoas em geral. A promoção de valores como diversidade, empreendedorismo e solidariedade reforçam o propósito do Sicredi de construir juntos uma sociedade mais próspera”, finaliza.


Fonte: Imprensa Sicredi


Notícias Relacionadas:



Publicidade