Projeto do Sistema OCB/GO vai deixar o Rio Meia Ponte mais limpo

Publicado em: 03 junho - 2022

Leia todas


Ecobarreiras instaladas no manancial vão ajudar na retirada de lixo flutuante da água. Ação patrocinada por cooperativas goianas pretende conscientizar a população sobre importância econômica e ambiental do rio

A campanha Dia de Cooperar 2022 (Dia C Goiás), lançada pelo Sistema OCB/GO com o apoio das cooperativas goianas, instalou a primeira de duas ecobarreiras programadas para o Rio Meia Ponte, que farão a contenção do lixo flutuante jogado no manancial. O objetivo da ação patrocinada pela Unimed Goiânia e pelo Sistema Sicoob é ajudar na limpeza do rio e promover a educação ambiental da população, para que se conscientize da importância de preservar os mananciais dos municípios onde vive.

O projeto Rio Meia Ponte é uma das ações do Dia de Cooperar 2022 (Dia C Goiás), encabeçado pelo Sistema OCB/GO, e neste ano tem o meio ambiente como foco. A campanha reúne cooperativas de todo o Estado, que já realizam, ao longo de todo o ano, iniciativas de responsabilidade socioambiental. Em 2022, elas vão promover ações especiais de recuperação de nascentes, recolhimento e destinação adequada de embalagens de agrotóxicos e plantio de mudas em parques municipais, margens de rios e córregos, para a restauração de áreas onde a cobertura vegetal original está degradada. 

No Projeto Rio Meia Ponte, a primeira ecobarreira foi instalada à altura do bairro Balneário Meia Ponte, na quarta-feira (1º/6). A segunda será montada neste sábado (4/06), às 9 horas, no Vale das Pombas, à altura da Ponte do Jacó. A Comurg é parceira da ação e, a cada 15 dias, fará a coleta do lixo flutuante retirado no rio e o encaminhará para cooperativas de reciclagem cadastradas.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira

Responsável técnico pela instalação das ecobarreiras, Luiz Roberto Botosso Júnior explica que, a partir do momento da montagem, elas já começam a acumular resíduos. “O funcionamento é simples: coloca-se uma linha flutuante no rio, inclinada. Os resíduos encostam na barreira e se acumulam na ponta da cunha, que é o local de coleta do lixo”, explica. A ecobarreira é instalada no fim do período chuvoso e vai cumprir sua função durante o período de seca.

No início da estação das chuvas, em novembro, uma das pontas da ecobarreira será solta, para que fique flutuando e evite que a força da água, troncos e galhos de árvores que descem o rio danifiquem a estrutura.  A barreira é feita com material resistente, cabos de aço, telas, cordas e clipes metálicos.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira afirma que a sustentabilidade ambiental é um tema de grande relevância para o cooperativismo. “Com a instalação das ecobarreiras, queremos sinalizar a nossa preocupação de preservar esse rio, suas belezas e a importância econômica que ele tem. É uma ação de conscientização e educação ambiental que conclama todas as pessoas, entidades e empresas a se unirem nesse objetivo. Se cada um fizer a sua parte, preservaremos esse rio para muitas gerações vindouras”, ressalta.

O Projeto Rio Meia Ponte contempla, ainda, uma expedição feita em dois barcos, ao longo do manancial, que vai registrar as belezas do rio para além da capital. A viagem foi iniciada no domingo (29/05), a partir do município de Inhumas, e segue até chegar ao Rio Paranaíba. Servirá para registrar aspectos da fauna e da flora, entre outras características do manancial que tem importância fundamental no abastecimento de água da Grande Goiânia. “Estamos navegando em dois barcos e também temos uma equipe de apoio em terra. A expedição será concluída entre 15 e 18 de junho, ao chegarmos no Rio Paranaíba”, explica Luiz Botosso Júnior.

Cooperativas em ação

Para celebrar a ação no Rio Meia Ponte e dezenas de outros projetos feitos pelas cooperativas goianas, uma grande festa de celebração será realizada em 2 de julho, no Jardim Botânico. O parque receberá melhorias e a construção de um orquidário, como parte da ação do Sistema OCB/GO e das cooperativas Unimed Goiânia e Sistema Sicoob, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

No dia do evento, mais de 20 cooperativas estarão no Jardim Botânico para oferecer serviços diversos e atividades de lazer para a população.

Em seguida a campanha torna-se itinerante no Estado e estará presente nas cinco regiões dos Núcleos Regionais Cooperativos do Sistema OCB/GO, sempre com um evento de celebração e a entrega de uma ação ambiental para as cidades-sedes.


Fonte: Sistema OCB/GO


Notícias Relacionadas



Publicidade