Sebrae/SC desenvolve solução piloto para todo o País

Publicado em: 12 setembro - 2016

Leia todas


 sebrae

 

Oferecer conhecimentos, ferramentas de gestão e técnicas para aplicação da sustentabilidade em pequenos negócios é o foco de uma solução desenvolvida pelo Sebrae Santa Catarina que será implementada em todo o País.

O curso-piloto ocorreu, no início de setembro, em Chapecó, reunindo profissionais e empresários de empreendimentos que integram o “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, desenvolvido com a parceria do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil, Coopercampos e Sicredi/RS.

Denominada “Sustentabilidade aplicada em pequenos negócios”, a solução permite que o empresário ou gestor, finalize o curso com um Plano de Ação para implementar técnicas/práticas de sustentabilidade na empresa. “No Brasil, 99% das empresas se enquadram nas categorias de micro e pequenos negócios e, se não adotarem posturas sustentáveis, perderão diferencial competitivo. Por isso, o Sebrae se preocupa em desenvolver tecnologias e métodos que oportunizem aos empresários adquirir conhecimento para tornar um negócio sustentável, ou seja, pensar nas questões econômicas, sociais e ambientais”, salienta a consultora credenciada ao Sebrae/SC, responsável por ministrar o curso, Andreia S. Rosa de Amorim.

De acordo com pesquisa do Sebrae realizada em 2012, 79% dos proprietários dos pequenos negócios sabem que as ações sustentáveis podem atrair mais clientes e que a sustentabilidade está fortemente associada às questões ambientais, sociais e econômicas. Dos R$ 40 milhões gastos nas licitações sustentáveis, 57% foram pagos para os pequenos empreendimentos. Em apenas dois anos, a participação dessas empresas que venderam para o governo nesse tipo de licitação cresceu 115%.

“Esses números mostram evolução significativa dos pequenos negócios em relação à sustentabilidade, mas precisamos ir além e continuar investindo em iniciativas que estimulem ainda mais a aplicação de procedimentos que visem o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, enfatiza o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Beatriz Silveira, o curso prepara para atender a crescente demanda de sustentabilidade nas empresas, por meio de capacitação que defende um padrão de qualidade sustentável de produtos e serviços, auxiliando na melhoria do