Sinog promove campanha de reciclagem de tubos de pasta de dentes

Publicado em: 07 fevereiro - 2017

Leia todas


mundocoop_brasil_reciclagem_sinog

Em comemoração aos 20 anos do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), a entidade que representa as operadoras de planos odontológicos promove uma campanha para arrecadar tubos de pasta de dentes que serão destinados à reciclagem. Devido às suas características técnicas, os tubos podem ser transformados em matéria-prima resistente para a confecção de itens para a construção civil e móveis sustentáveis, como telhas, revestimentos, pias, bancos, mesas cadeiras e armários.

 

A campanha intitulada “Sinog Recicla” (www.sinog.com.br/recicla) vai receber e encaminhar os tubos para empresa Ecofour, que há seis anos transforma embalagens descartadas em matéria-prima e desenvolve a fabricação de móveis, obedecendo as normas e licenças ambientais. Todos os itens produzidos serão doados para a ONG Unas, responsável por criar programas para o desenvolvimento integral e melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

 

Com este projeto, o Sinog vai contribuir para a diminuição da quantidade desse material enviado para os poluídos aterros sanitários, já que 75% do tubo de uma pasta de dentes são de plástico e 25% de alumínio, que pode causar um grande problema ambiental quando descartado de forma irresponsável. “O tubo de pasta de dente é um excelente artefato de reciclagem devido as suas inúmeras características técnicas, que faz com que o material após a reciclagem substitua madeira, fórmica, revestimentos e forros. Para esse processo é importante que o tubo esteja com a tampa e tenha a menor quantidade de resíduos possível”, explica Adriano David, diretor da Ecofour.

 

A doação desses materiais vai colaborar com os projetos sociais da ONG Unas, que tem quase 40 anos de atuação. A ONG impacta mais de 9 mil pessoas diretamente por meio de 50 programas nas áreas de educação, saúde, moradia, cultura, esporte e assistência social. Atualmente, Heliópolis tem cerca de 200 mil moradores.

Os coletores também foram produzidos com tubos de pasta dental e estão instalados em São Paulo, no Conjunto Nacional, nas unidades da Unibes Cutural, Unas e Colégio CPV (unidade Morumbi), até fevereiro de 2017.

 

Pontos de coleta / Locais de doação na capital paulista:

CONJUNTO NACIONAL

Av. Paulista, 2073 – Consolação

 

Sedes ONG UNAS (Heliópolis):

CCA Lagoa – Rua Flor do Pinhal, 2
CCA Mina – Rua da Mina, 38
CCA Heliópolis – Rua Coronel Silva Castro, 58
SASF – Rua Canção do Exílio, 210

 

UNIBES Cultural:

Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré

 

Sedes CPV:

Morumbi:

Rua Domingos Lopes da Silva, 34 – Vila Andrade – telefone: (11) 3740-2111

 

Mais informações: www.sinog.com.br/recicla