Sistema OCB/GO e Estado vão desenvolver educação cooperativa

Publicado em: 11 dezembro - 2020

Leia todas


O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e a Secretária de Estado da Educação, Aparecida de Fátima Gavioli, lançam na sexta-feira (11/12), às 9 horas, no Espaço Inovacoop Goiás, Edifício Goiás Cooperativo, o “Programa Cooperativismo na Escola”, na Rede Estadual de Ensino de Goiás. A parceria tem como objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal GoiásCoop Live (youtube.com/goiascooplive).

O programa, que será desenvolvido pelo Sescoop/GO em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, visa a proporcionar às escolas públicas meios para intercâmbio, a inserção e o desenvolvimento da educação cooperativa. Trata-se programa de educação complementar que — apoiado em valores da cooperação e nos conhecimentos construídos em diferentes componentes curriculares — estimula a cidadania e propõe que os estudantes extrapolem os limites da escola e se vejam como parte de uma comunidade mais ampla, onde possuam direito à voz, atuem cooperativamente e tenham responsabilidades coletivas. 

O Programa Cooperativismo na Escola será realizado ao longo de 2021, a partir do retorno das atividades escolares presenciais. Destina-se a estudantes e professores do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, mediante adesão voluntária, e se propõe a desenvolver ações que, a um só tempo, constituam educação continuada para professores e sejam possibilidade de aplicação prática. Está formatado para, simultaneamente, formar professores e favorecer o protagonismo e a autonomia dos estudantes, apresentando-lhes desafios que valorizem sua presença na comunidade próxima. 

Serão desenvolvidos os temas Meio Ambiente, Direitos Humanos, Cultura e Arte e Promoção da Saúde. São eles os constituintes de projetos que possibilitem compreender o mundo contemporâneo e a convivência social a partir da colaboração.  A proposta é que esses temas sejam inseridos com atividades práticas utilizando a filosofia cooperativista. O Programa despertará e reforçará nos educadores e alunos a consciência sobre a cooperação, ao mesmo tempo em que mostrará o cooperativismo como uma opção de geração de trabalho e renda, incentivando também a formação e a vocação empreendedora entre os alunos das escolas da rede pública de Goiás. 

A comunidade se beneficia, principalmente, a partir da formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a coletividade, da geração de emprego e renda e da melhora do IDH. O Sistema OCB, por sua vez, terá maior reconhecimento de sua importância e maior visibilidade, ao mesmo tempo em que aumenta a produção teórica e acadêmica sobre a cultura da cooperação ou educação cooperativa. 


Fonte: Sistema OCB/GO


Notícias Relacionadas



Publicidade