Três grandes motivos que mostram que o cooperativismo é para você

Publicado em: 22 dezembro - 2021

Leia todas


As cooperativas trazem muitos impactos positivos nos locais onde estão inseridas, veja agora alguns dos seus benefícios

cooperativismo é um jeito de empreender baseado na cooperação. Ou seja, as pessoas se unem para conseguir um objetivo ou exercer alguma atividade econômica.

Por exemplo, juntos os agricultores de uma cooperativa podem conseguir boas negociações na compra de insumos, compartilhar uso de equipamentos, contratar serviços, armazenar e escoar melhor sua produção.

As vantagens variam de acordo com o setor da economia, mas temos cooperativas de todos de tipos. E temos benefícios que vão além dos cooperados.

Continue lendo para entender como todo mundo sai ganhando com o cooperativismo.

1. É bom para o empreendedor e para o consumidor

Com os empreendedores se posicionando no mercado juntos, os negócios ficam também mais competitivos.

Além disso, em uma cooperativa, a ação é pautada pela democracia e todos os cooperados têm o mesmo poder de decisão e voto.

Esses cooperados, que são donos do negócio, recebem as sobras, um retorno financeiro proporcional às suas entregas e aos resultados financeiros contabilizados.

Os cooperados contam ainda com o apoio institucional do Sistema OCB, que é dividido em três casas, cada uma com sua função específica e todas trabalhando juntas pelo cooperativismo.

Assim, esses empreendedores contam com programas que atuam no desenvolvimento da gestão, soluções que fomentam a inovação nos negócios, apoio junto ao legislativo, entre outras iniciativas.

As vantagens alcançam também os consumidores. Como o objetivo principal não é o lucro, os produtos e serviços têm qualidade e preço justo.

Ainda, com princípios e valores fortes, os negócios são mais conscientes, sustentáveis e o dinheiro permanece na comunidade gerando um ciclo virtuoso de crescimento local.

2. Desenvolve o lado econômico, social e ambiental do país

O cooperativismo gera mais de 450 mil empregos diretos, movimenta a economia e leva qualidade de vida para todo o país.

Só no campo as cooperativas contribuem com metade da produção agro brasileira. E, para cada R$1 de crédito concedido pelas cooperativas financeiras, gera-se R$2,45 de riqueza para economia local.

Mais um destaque está na geração de energia renovável, as iniciativas das cooperativas geram o equivalente a energia para 1,2 milhões de residências. E durante a pandemia, as cooperativas de saúde fizeram diferença atendendo 18 milhões de brasileiros.

Além disso, as cooperativas promovem projetos sociais e ambientais que transformam a realidade de milhares de pessoas, atentas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

3. Está em todos os setores da economia

As cooperativas marcam presença em muitos segmentos diferentes, como no mercado financeiro, no agro, na saúde, na educação, na geração de energia, no turismo, no transporte e também no setor habitacional e de consumo.

Só no Brasil, temos mais de 17 milhões de cooperados e quase 5 mil cooperativas.

Escolher o cooperativismo é uma escolha consciente, seja como cooperado ou como consumidor. Vem fazer parte desses números que não param de crescer, clique aqui e descubra ainda mais!


Fonte: Gshow


Notícias Relacionadas:



Publicidade