Veja por que o cooperativismo é o caminho para um futuro mais sustentável

Publicado em: 18 novembro - 2021

Leia todas


Esse modelo de negócio está no dia a dia dos brasileiros unindo desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Na cidade ou no campo, produtos e serviços cooperativistas oferecem soluções para a vida das pessoas, sempre com respeito ao meio ambiente e à comunidade local.

Mas o que é o cooperativismo?

O cooperativismo é um jeito colaborativo e sustentável de se fazer negócio.

É uma ótima oportunidade para quem quer empreender, além de oferecer produtos e serviços de qualidade e preço justo para o consumidor.

Está em todos os setores da economia, atuando em sete ramos diferentes: agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho; produção de bens e serviços; e transporte.

Por que é um modelo de negócio sustentável?

O cooperativismo leva sustentabilidade ambiental, econômica e social para os locais onde está inserido.

Primeiramente, é oportunidade de trabalho e renda para milhões de brasileiros. E não para de crescer.

Em 2020, gerou mais de 420 mil empregos diretos, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

Além disso, as cooperativas têm como base princípios e valores que fortalecem os direitos humanos e garantem a sustentabilidade, como o interesse pela comunidade e a intercooperação.

Apesar de serem rentáveis, não têm o lucro como objetivo principal, mas sim a geração de benefícios para os cooperados, o que permite que os recursos disponíveis sejam utilizados de forma responsável.

Assim, promovem uma economia sustentável e produzem produtos e serviços com garantia de origem e matéria-prima de excelência.

Há também investimento em capacitação e em tecnologia. O que torna possível a adoção de ações sustentáveis inovadoras.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis

As cooperativas desenvolvem ações de responsabilidade social alinhadas aos ODS da ONU, metas que buscam um futuro mais sustentável até 2030.

Ações de neutralizações das emissões de carbono, de melhoria do acesso a serviços básicos, entre tantas outras, marcam o protagonismo do cooperativismo no caminho para esse futuro melhor e para todos.

OCEPAR E OCESC

O Sistema OCEPAR, representante das cooperativas do Paraná, e o Sistema OCESC, representante das de Santa Catarina, apresentam iniciativas conjuntas para fortalecer o cooperativismo.

Assim, atuam no desenvolvimento de cada um desses estados, onde cooperativismo é fundamental.

Para se ter uma ideia, se somarmos a movimentação financeira das cooperativas em 2020 dos dois estados, o valor representa quase 25% do faturamento das cooperativas brasileiras, sendo que eles ocupam menos de 5% da área territorial brasileira.

Busque por essas instituições para saber mais sobre o cooperativismo ou clique aqui. Juntos podemos caminhar para um mundo melhor


Fonte: G1


Notícias Relacionadas:



Publicidade