Woccu acolhe a Declaração dos Líderes do G20

Publicado em: 13 novembro - 2021

Leia todas


A Apex diz que continuará a se envolver com os formuladores de políticas

O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) saudou a Declaração dos Líderes do G20 Roma, que se compromete a melhorar a inclusão financeira digital de segmentos vulneráveis e carentes de serviços da sociedade.

O grupo também aprova o endosso do G20 ao Menu de Opções de Políticas do G20 focado na alfabetização financeira digital e na proteção financeira ao consumidor e a abordagem baseada em risco da Força-Tarefa de Ação Financeira, que visa promover a inclusão financeira.

Os líderes do G20 também expressaram seu apoio ao Plano de Ação para Inclusão Financeira do G20 2020, que destaca a necessidade de “fornecer uma estrutura legal e regulatória favorável e proporcional para a inclusão financeira digital”.

Garantir que as cooperativas de crédito se beneficiem de uma estrutura legal e regulatória proporcional tem sido uma questão chave para Woccu, que tem defendido a proporcionalidade frente ao G20 no decorrer do ano.

“Aplaudimos o foco do G20 na inclusão financeira e uma abordagem baseada em risco aos regulamentos”, disse Andrew Price, vice-presidente sênior de defesa internacional e conselheiro geral do Woccu.

“Isto significa apoio à proporcionalidade, que é a chave para permitir às cooperativas de crédito avançar significativamente o objetivo do G20 de promover a inclusão financeira, fomentando o financiamento responsável através de um maior acesso a serviços financeiros acessíveis oferecidos pelas cooperativas de crédito”. O direcionamento para os criadores de padrões internacionais para focar na inclusão financeira e abordagens baseadas no risco são cruciais para garantir que as cooperativas de crédito possam cumprir sua missão e desempenhar um papel chave na redução das desigualdades ao redor do mundo”.

A Woccu planeja continuar engajando-se com os formuladores de políticas para assegurar a capacidade das cooperativas de crédito de desempenhar um papel crucial nos esforços globais para aumentar a inclusão financeira.


Fonte: Coop News


Notícias Relacionadas:



Publicidade