Feira de Oportunidades integra cooperados e comunidade

Publicado em: 16 setembro - 2015

Leia todas


001

Evento promovido desde 2009 por cooperativas do Sistema Cecred, a Feira de Oportunidades é realizada de forma itinerante em cidades de atuação das cooperativas, oportunizando aos cooperados empreendedores a divulgação de seus produtos e serviços na comunidade, através da exposição.

O objetivo desta Feira, assim como todas as outras edições, é incentivar o empreendedorismo local e apoiar os negócios dos cooperados. Sem fins lucrativos, “permite que os cooperados empreendedores, formais ou informais, recebam um estande para expor seus negócios gratuitamente aos visitantes da região. Por meio da iniciativa, o Sistema Cecred cumpre seu papel de promover o desenvolvimento econômico e social nas cidades onde atua por meio do estímulo ao relacionamento e à geração de negócios”, explica Letícia Liene Pasold, gerente de Organização do Quadro Social da Viacredi, lembrando que a Viacredi é responsável por  todos os custos estruturais e de organização da feira e, para isso, utiliza recursos do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), além de contar com parceiros, como o Banco do Brasil. “Ao cooperado, cabe apenas arcar com as despesas de divulgação do seu negócio no estande”, estimula.

Em 2015, serão realizadas quatro edições, todas em cidades catarinenses: Rio do Sul, organizada pela Viacredi Alto Vale em maio; Pomerode, promovida pela Viacredi, em junho; Blumenau (SC), em agosto, e Ascurra, em setembro, ambas pela Viacredi. A média de expositores e de visitantes por evento é, respectivamente, de 150 estandes e 9 mil pessoas.

Ao todo, desde a primeira edição, em 2009, já foram concretizadas 14 edições, totalizando mais de 1,6 mil expositores e público superior a 100 mil visitantes. Com os resultados esperados para 2015, deverão ser cerca de 115 mil visitantes e 1,8 mil expositores.

Além da exposição, a Feira de Oportunidades Viacredi oferece também uma agenda de formação empreendedora, permitindo aos participantes assistirem a palestras gratuitas. Os conteúdos abordam temas pertinentes à gestão de negócios, vendas, investimentos, entre outros. O evento abre ainda espaço para a solidariedade, por meio da Praça de Alimentação, ressalta a gerente de Organização do Quadro Social da Viacredi: “parte da renda obtida com a venda de alimentos e bebidas é direcionada a entidades sociais das cidades que recebem o evento.

Outro destaque da Feira de Oportunidades é o Espaço Cultural, com apresentações de grupos locais (dança, teatro, música). Esta é uma forma de diversificar a programação do evento e ao mesmo tempo valorizar a cultura e as tradições regionais. Conta, ainda, com o Espaço da Saúde, onde os visitantes recebem orientação para a prevenção de doenças e podem realizar exames como aferição da pressão arterial, glicemia, entre outros. O evento é direcionado a toda a família e oferece ainda recreação infantil, com brinquedos infláveis e atividades gratuitas e monitoradas”.



Publicidade