Unidos para a construção de um mundo melhor

Publicado em: 07 julho - 2021

Leia todas


O cuidado com as pessoas é uma das premissas do cooperativismo. Desde seus primórdios, em 1844, quando os idealizadores deste modelo de negócios se reuniram em Rochdale, na Inglaterra, na primeira cooperativa, o foco em promover o desenvolvimento econômico mais justo e sustentável já estava presente. E, a partir do século XX, com a propagação dos ideais cooperativistas pelo mundo, mais e mais pessoas se engajaram nesta filosofia de vida que une o econômico e o social, a produtividade e a sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Imbuído do espírito do cooperativismo, em 2009, o Sistema Ocemg criou o Dia de Cooperar (Dia C), em Minas Gerais, iniciativa que é mais uma concretização do poder transformador das sociedades cooperativas. O Dia C, que se tornou o maior movimento de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, busca incentivar a realização de ações de voluntariado, para a superação de desafios emergenciais e para a construção de novas realidades socioeconômicas nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

Com o passar dos anos, o Dia de Cooperar firmou-se como um movimento muito maior do que apenas a data comemorada anualmente no primeiro sábado de julho, quando o segmento celebra as ações voluntárias em eventos que reúnem a comunidade, parceiros, dirigentes, empregados e cooperados. Atualmente, as cooperativas promovem ações contínuas, ao longo do ano, cumprindo seu compromisso com o 7º princípio cooperativista de Interesse pela Comunidade.

Com toda a representatividade que acumulou desde a sua criação, o Sistema Ocemg, disponibilizou o projeto mineiro Dia de Cooperar para a Organização das Cooperativas no Brasil (OCB), que a partir de 2015, nacionalizou o Dia C que passou a ser realizado em todo o país, beneficiando milhões de pessoas ano após ano.

Engajadas em atuar em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, cada vez mais cooperativas estão realizando projetos norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As milhares de ações voluntárias mostram a face humana do setor e reforçam que estamos no caminho certo para a construção de uma sociedade melhor para todos.

E o resultado deste trabalho impressiona. Em 2020, o Dia de Cooperar registrou, em Minas, 267 cooperativas participantes, que realizaram 240 projetos em 355 municípios. Ao todo, 32.123 voluntários foram mobilizados. Foram quase 3,6 milhões de pessoas beneficiadas no nosso Estado. Além disso, desde a sua nacionalização, o Dia de Cooperar já mobilizou, em todo o país, cerca mil voluntários e mais de 20 milhões de pessoas foram beneficiadas. Somente em 2020, em torno 8 milhões pessoas foram beneficiadas, por meio de 2,8 mil projetos.

No início de maio, iniciamos em Minas a campanha do Dia de Cooperar 2021. Acreditamos que, em 3 de julho, data que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, vamos festejar o impacto positivo do Dia C na vida de milhares de pessoas, incluindo especialmente as afetadas pela pandemia da Covid-19.

Exaltamos este grande movimento de voluntariado cooperativista que há 12 anos atua com afinco para corrigir o social através do eficiente exercício econômico. Continuamos firmes, unidos e cooperando, afinal atitudes simples movem o mundo. SomosCoop!


Por Ronaldo Scucato, Presidente do Sistema OcemgArtigo publicado na Revista MundoCoop, edição 100



Publicidade