Marketing Digital: popular, mas não tanto

Publicado em: 10 fevereiro - 2017

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Prática consolidada e de eficiência comprovada, o marketing digital se popularizou, mas seus conceitos e ferramentas nem sempre são dominados pelos profissionais que não são da área, gerando insegurança em gestores de outras áreas. Segundo o especialista em marketing digital, Diego Carmona, mesmo parecendo exagero, muitas vezes, “mesmo os que trabalham no meio, não param um pouco para pensar o que realmente significa marketing digital”.

A definição sucinta utilizada por Carmona é a de que “marketing digital é simplesmente um conjunto de estratégias que são utilizadas no ambiente online com o objetivo principal de atração. Ou seja, é um conjunto de ações otimizadas para facilitar a comunicação de uma mensagem, seja com propósitos comerciais ou não”.

Como toda e qualquer ação, exige planejamento, ação e mensuração de resultados. A necessidade de planejamento é ainda mais significativa ao levar em consideração o volume de pessoas que usam o meio digital como meio de obter algum tipo de renda ou mesmo para manter-se conectado ao mercado de trabalho e até para se divertir. Citando pesquisas da “We Are Social”, Carmona informa que há mais de 3 bilhões de usuários ativos espalhados em vários canais da internet, sendo que só no Brasil cerca de 54% das pessoas passam mais de 5 horas por dia conectadas.

Desse modo, a necessidade de pelo menos conhecer a terminologia é comum a todos, usuários, clientes, empresários, gestores, para “não se sentir bombardeado por termos desconhecidos nem ficar perdido”, convida Carmona, listando 10 conceitos principais – Automação de marketing, E-mail marketing, Inbound marketing, SEO, Lead scoring, Marketing de conteúdo, Métricas, Keywords, SEM e AINDA – e explicando-os, de forma didática.

 

1- Automação de marketing – é a utilização de softwares para auxiliar uma equipe de marketing a automatizar suas estratégias de comunicação de maneira mais eficiente e ágil. É uma forma de auxiliar a otimização de recursos que potencializem a eficiência dos resultados esperados, isso juntamente com outras estratégias marketing.

 

2- E-mail marketing – ferramenta utilizada para conseguir gerar tráfego para um site através de vários recursos, principalmente com a utilização de estratégias de inbound marketing para interagir melhor com o cliente, estreitando o relacionamento com ele, conseguindo assim, realizar um maior número de vendas. Com essa estratégia de marketing é possível realizar campanhas voltadas para um público-alvo e analisar seu sucesso ou não através da análise de certas métricas, como taxa de abertura, CTR, entre outras.

 

3- Inbound marketing – O Inbound marketing são várias ações utilizadas pelo marketing digital com a intenção de conquistar o interesse das pessoas de maneira permissiva, diferentemente do marketing tradicional a que estamos acostumados, conhecido como outbound marketing, que utiliza canais de TV, telemarketing, entre outros meios mais invasivos. O inbound marketing trabalha com estratégias mais sutis de geração de leads que chegam ao site por livre e espontânea vontade, tem como carro-chefe é a atração e não a coação e é uma das formas de marketing online com maiores resultados e melhor custo benefício.

 

4- SEO – Search Engine Optimation – é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital. SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar sua página na internet, permitindo assim, que o site seja encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo, e melhor ranqueado. As técnicas de SEO são imprescindíveis para tornar o site mais amigável, gerando tráfego de maneira orgânica.

 

5- Lead scoring – é uma técnica utilizada no inbound marketing para monitorar de forma estratégica quais são os leads com maior potencial de acordo com interesse da empresa. É uma forma automática de qualificar os melhores leads de forma que a empresa possa, a partir de então, utilizar técnicas de atração segmentadas. Ou seja, utilize estratégias direcionadas ao público certo para conseguir gerar mais negócios. No mercado, há várias ferramentas que auxiliam na automatização de recursos para descobrir quais são os melhores leads para o seu negócio, ajudando a descobrir o quanto cada um deles está interessado em seu produto ou serviço. Com as informações corretas em mãos basta investir em conteúdos estratégicos para ganhar mais um cliente.

 

6- Marketing de conteúdo – é o fenômeno da internet, a principal ferramenta utilizada pelo marketing digital para atrair mais leads, sempre através de conteúdos ricos, relevantes e que envolvam o usuário, de forma que esse acabe se interessando pelo que você tem a oferecer. É uma das estratégias de inbound marketing mais eficientes para criar uma interação do cliente com sua marca.

 

7- Métricas – Existem várias métricas no marketing digital que podem ajudar a analisar os resultados de maneira a avaliar se as estratégias adotadas estão gerando lucro ou não. As mais usuais são:

  • CAC: Custo por Aquisição de clientes (Utilizada para avaliar quanto está sendo gasto para adquirir um novo cliente para empresa).
  • LTV: Lifetime Value of Customer (Valor de tempo de vida de um cliente);
  • CTR: Click Through Rate (serve para analisar a taxa de cliques em seu anúncio);
  • KPI: Key Performance Indicators- Indicador-chave de performance (métrica utilizada para acompanhar como anda o desenvolvimento das ações que estão sendo utilizadas e se elas estão atendendo os objetivos propostos);
  • ROI: Return on Investiment (Analisa o retorno sobre o investimento que está sendo feito pela empresa com suas estratégias de marketing).

 

8- Keywords – ou palavras-chave é uma forma de fazer SEO onde são colocadas palavras estrategicamente escolhidas em certos conteúdos com a intenção de gerar tráfego. As palavras-chaves são uma das responsáveis pelo ranqueamento da página pelos motores de busca.

 

9- SEM – Search Engine Marketing (Marketing de busca) – é um conjunto de estratégias de marketing utilizadas com o objetivo de aumentar a visibilidade de sua página para que ele seja encontrado pelos buscadores e consiga manter-se nas primeiras posições na internet.

 

10- AIDA – acrônimo das palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Ação, constitui conceito utilizado pelo marketing digital para analisar como o ser humano se comporta diante de uma determinada situação e como aproveitar esse comportamento para elaborar determinadas estratégias de marketing que atraiam e gerem maior conversão de acordo com os interesses de ambos. Através dessa análise é possível, por exemplo, otimizar uma página de acordo com o perfil do público-alvo que se deseja atrair.



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