RAMO CRÉDITO


Crédito


Cooperativas:
1.042
Cooperados: 5.487.098
Empregados: 38.132

Coordenador Nacional no Conselho Consultivo da OCB e Diretor: Celso Ramos Régis, em 07 de maio de 2014, passou a responder pelas duas funções, em substituição a José Salvino de Menezes, que era o coordenador nacional.


Situação atual:

credtit22Em expansão, com crescimento gradativo do número de associados, ativos da ordem de R$ 117 bilhões, da rede de atendimento e de novos produtos. Realizados grandes investimentos em capacitação de dirigentes e executivos e exercitando as melhores práticas de mercado na gestão de uma instituição financeira.

Necessidades:
Programa de capitalização das cooperativas para poder ter acesso a todos os mecanismos que os bancos possuem. Continuar investindo na profissionalização do seu quadro. Lutar ano a ano para ter resultados que permitam continuar investindo em novos produtos, mas, em especial, em tecnologias que mantenham as cooperativas modernas e atrativas para seus associados. Adoção de modernas práticas de governança em todos os níveis (singulares, centrais e confederações), em especial, a adoção de práticas padronizadas de auditoria, controle e compliance, visando à sustentabilidade do negócio cooperativo.

Desafios: 
Instalação plena do FGCoop – que é o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito e está em início de operação; organização efetiva das EAC, que são as Empresas de Auditoria Cooperativa, que está em discussão com o setor e Banco Central; capitalização das cooperativas para fazer frente aos Acordos do Basiléia II e Basiléia III; programas de atração e retenção de talentos, passando pela meritocracia e capacitação, permitido a profissionalização plena de todo o ramo. Informar à população sobre modelo de institucional apresentado pelas cooperativas de crédito.

Publicidade