Concretizando coisas abstratas


Matéria Marketing: Concretizando coisas abstratas

 

 É usual as pessoas defenderem o “pensar fora da caixa”. Como alternativa,
o design thinking ganha mais e mais espaço

 Grupo BB e Mapfre: design thinking aprimora comunicação com clientes.

O ano de 2009 marca uma mudança significativa na comunicação da Mapfre com seus clientes. Nessa época nasceu o projeto “Traduzindo o Segurês”, uma iniciativa que vem sendo premiado nacional e internacionalmente – em 2012 recebeu Prêmio Abemd 2012 e XIII Prêmio AMAUTA de Marketing Direto da América Latina; já em 2013, foi a vez do DMA Internacional Echo Awards.

Paulo Rossi - Mapfre

Paulo Rossi – Superintendente executivo de Marketing do Grupo BB e Mapfre.

 

Como recorda Paulo Rossi, superintendente executivo de Marketing do Grupo BB e Mapfre, na busca constante pelo aprimoramento do relacionamento com os clientes, a seguradora “demandou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre como os segurados leem e entendem o contrato de seguros. Além disso, criamos uma equipe multidisciplinar que realizou um trabalho etnográfico. O resultado mostrou que precisamos mudar a abordagem e linguagem utilizada, criando os projetos Traduzindo o Segurês e Família Sempre Protegida, lançado em outubro de 2015”.

E o design thinking, enquanto abordagem que auxilia na busca de soluções inovadoras e, consequentemente, no crescimento da organização, teve papel importante no desenvolvimento do projeto, tanto que “utilizamos todas as fases dessa abordagem, identificamos a resolução da causa raiz do problema, soluções inovadoras e a da integração de equipe multidisciplinar”, garante. Com isso, surgiu o Família Sempre Protegida

Esses dois projetos, garante Rossi, “são alguns dos resultados que trouxeram uma percepção de inovação ao Grupo BB e Mapfre e que estão auxiliando no desenvolvimento do mercado segurador. O grupo conta com um departamento, denominado Núcleo de Inovação, responsável por gerenciar todas as ações de inovação da seguradora e por atuar como agente de disseminação e de definição das diretrizes de criação a serem seguidas”.

 

design-thinking

 

 

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