Marketing engloba quase tudo


MUNDOCOOP IMPRESSAO FINAL2222 57

 

Engana-se quem pensa que o marketing é uma ferramenta de propaganda ou um recurso para alavancar vendas. A rigor, ele está presente muito antes dessa fase, quando se pretende ainda definir o que vai ser produzido. Dessa forma, ele envolve tudo que integra as estratégias de uma organização. Em resumo, não se trata apenas de vender, mas estabelecer como será o produto, que características deve ter, o tipo de embalagem etc.

Se a intenção é alcançar o mercado internacional, é preciso estudar as especificidades de cada país, a formacomo o produto ou serviço será colocado no mercado, como será a divulgação (catálogos, propaganda), como serão as negociações, o transporte e as formas de pagamento, entre outros aspectos. Sem esquecer o pós-venda, que é imprescindível para sobrevivência no mercado global – aliás, também no local.

Sendo assim, faz parte do marketing o conhecimento da organização como um todo, de seus departamentos, da política interna e externa, dos fornecedores e compradores já existentes e dos que serão contatados internacionalmente.

 

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado desempenha um papel fundamental para a obtenção de êxito nos mercados externos, pois é o que possibilita à empresa identificar importadores potenciais para o produto que pretende exportar, peculiaridades da demanda, políticas tarifárias e fiscais e muitas outras condições. Neste particular, as organizações brasileiras contam com o apoio MUNDOCOOP IMPRESSAO FINAL2222 58importante do governo federal, por meio do Ministério de Relações Exteriores. Pesquisas sobre as possibilidades de colocação de produtos nos mercados externos são divulgadas pela BrazilTradeNet

Outras opções para ter acesso a pesquisas de mercado são de alguns grupos estrangeiros, como o International Trade Center – ITC(em inglês).

Em seu trabalho de titulação de MBA para a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Patrícia Luz observa que, após a obtenção dos resultados das pesquisas, o planejamento de mercado passa a abranger a missão e as metas organizacionais e de marketing, assim como suas estratégias, objetivos e planos de execução dentro de uma organização. “Ele deve ser realizado em todas as áreas da empresa”, afirma, “coordenado e desenvolvido em todos os setores, a fim de desenvolver as estratégias de marketing corretamente e atingir as metas e objetivos traçados pela organização. O seu propósito é auxiliar a empresa a selecionar e organizar os negócios, de forma a manter a situação interna e externa sempre saudável.”

 

Procedimentos práticos

marketing externo segue os mesmos princípios do marketing interno, mas incorpora variáveis não controláveis do ambiente mercadológico internacional e enfatiza esta característica estrategicamente, de forma a obter melhores informações sobre as necessidades de outras culturas e para usufruir o que o mercado externo deseja.

Outra forma de explicar, é que o marketing internacional é um conjunto de atividades destinadas à satisfação de necessidades específicas, que inclui a divulgação e a promoção da empresa exportadora e de seus produtos nos mercados externos, que resulta no êxito das exportações, razão pela qual os exportadores brasileiros devem dar atenção especial a esta atividade. A propaganda é apenas uma das atividades relacionadas ao marketing.

Ainda de acordo com o trabalho de Patrícia Luz, as condições básicas para o desenvolvimento do marketing internacional são:

  • Identificação das necessidades de consumo, ou seja, o exportador: deve identificar, num determinado mercado, a necessidades de consumo do produto a ser exportado;
  • Disponibilidade do produto, levando em conta as preferências dos consumidores no mercado-alvo, como cor, tamanho, design e estilo, assim como o tipo de material utilizado;
  • Exigências legais referentes a saúde e segurança;
  • Desempenho, determinado pela facilidade de manutenção, durabilidade, credibilidade e resistência a condições específicas; e
  • Especificações técnicas, como dimensões, voltagem e durabilidade.

 

Organização e Procedimentos

Um ponto importante a considerar no marketing internacional é a comunicação entre o exportador e o importador. O exportador deve estar atento ao trocar correspondência comercial, usar sempre papel timbrado com o nome e endereço da empresa, inclusive e-mail e endereço de home page na Internet. O texto das cartas deve ser breve, claro e preciso e, se possível, redigido no idioma do importador estrangeiro, ou no mínimo em inglês.

MUNDOCOOP IMPRESSAO FINAL2222 58As mesmas recomendações referentes à correspondência valem para folhetos e catálogos com a descrição das características dos produtos. Eles devem conter também ilustrações fotográficas e informações sobre dimensões, volume, material utilizado, entre outras.
A cooperativa, assim como qualquer empresa que pretenda vender para o exterior, deve preferencialmente manter um departamento de marketing, considerar importante a sua aplicação e realizar uma pesquisa de mercado séria e rica em informações. Isso é fundamental para a realização de transações comerciais internacionais, contribuindo para a tomada de decisões que levarão a organização a alcançar os objetivos desejados e estabelecidos previamente.Várias empresas, quando se envolvem em diversos mercados e empreendimentos internacionais, mais cedo ou mais tarde, criam uma divisão internacional ou subsidiária para cuidar de toda atividade internacional.
Tais divisões podem ser organizadas de diversas maneiras, segundo as particularidades do negócio. A equipe de divisão internacional, normalmente, é integrada por especialistas em marketing, produção, pesquisas, finanças, planejamento e recursos humanos, que são responsáveis pelo planejamento e fornecimento dos serviços às várias unidades operacionais. Essas unidades podem ser montadas de três formas: organizações geográficas, grupos mundiais de produtos ou subsidiárias internacionais.

Publicidade