Cooperativismo Paranaense celebra suas conquistas

Publicado em: 16 dezembro - 2016

Leia todas


image004

 

“Neste ano, as cooperativas do Paraná vão superar a marca de R$ 70 bilhões de movimento econômico, com crescimento de quase 17%, quando comparado a 2015. Isso graças ao trabalho das nossas cooperativas, seus dirigentes e cooperados”. Este foi o anúncio do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, nesta sexta-feira (09/12), em Curitiba, durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses.

Segundo Ricken, o cooperativismo tem atraído o interesse de um contingente maior de pessoas. “Estamos chegando próximo a 1,5 milhão de cooperados”, ressaltou. Ainda de acordo com ele, o setor é responsável pela geração de mais de 85 mil empregos diretos e de 2,8 milhões de postos de trabalho indiretamente. “Quase 30% da população do Paraná tem nas ações das cooperativas o refúgio para suas atividades individuais”, lembrou.

O Encontro, que contou com a presença do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, teve mais de 2 mil cooperativistas inscritos prestigiando as solenidades. Nobile destacou e parabenizou a organização do evento, e ressaltou a importância dele como oportunidade para fortalecimento do cooperativismo paranaense perante o Governo e seus parceiros.  “É a segunda vez que venho a este encontro e, como na primeira vez, fiquei encantado. É de arrepiar chegar aqui e ver essa massa de cooperados e dirigentes, sentir o clima alegre e a satisfação das pessoas por estarem aqui. Cooperativismo é isso, é família, amor e dedicação”, comentou.

Dentre as autoridades presentes, estavam o governador Beto Richa e os secretários estaduais da Agricultura, Norberto Ortigara, e da Educação, Ana Seres Trento Comin, que prestigiaram o evento juntamente com o diretor-presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, e com o diretor vice-presidente do BRDE, Orlando Pessuti. O deputado federal Sergio Souza e os deputados estaduais Elio Rusch e Pedro Lupion também prestigiaram a celebração do cooperativismo paranaense.

Nobile foi ao Paraná representando o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas que não pode comparecer. “Mas trouxe uma mensagem em vídeo do presidente, palavras de agradecimento por tudo o que o cooperativismo paranaense faz para o Brasil. É a nossa gratidão e o reconhecimento do sistema cooperativista nacional. Outro ponto da mensagem do presidente foi o orgulho que nós temos em defender e representar os interesses dos cooperativistas do estado no Congresso Nacional”, frisou o superintendente.

Homenagem – Considerado um momento de celebração das conquistas do cooperativismo no estado ao longo de 2016, o evento trouxe ainda uma homenagem ao ex-presidente da instituição, João Paulo Koslovski, substituído por Ricken em abril deste ano após a Assembleia Geral Ordinária.

Em reconhecimento aos 43 anos dedicados ao cooperativismo, o Sistema Ocepar homenageou Koslovski e sua esposa, Zulmira Exter Koslovski, com o Troféu Ocepar. A honraria, instituída há 39 anos, já foi entregue a 34 personalidades, entre as quais governadores, ministros, lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo. No troféu entregue a Koslovski está impressa a mensagem “O cooperativismo paranaense homenageia João Paulo Koslovski e Zulmira Koslovski por sua dedicação e apoio ao desenvolvimento do cooperativismo”.

Koslovski e sua esposa receberam o Troféu das mãos das filhas Monalisa e Marilisa, que também estavam com o neto Mateus no colo, e fizeram a entrega juntamente com o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, e dos diretores da entidade. “Eu compartilho essa homenagem com minha família, com todos os cooperativistas do Paraná e com os dirigentes e colaboradores do Sistema Ocepar, porque ninguém faz nada sozinho. Se estamos sendo homenageados, eu e minha esposa, é porque fizemos parte de um time que jogou unido, de forma organizada e disciplinada, para o que o Sistema Ocepar avançasse e propiciasse bons serviços às cooperativas”.

Emocionado, João Paulo Koslovski fez questão de ressaltar a alegria por voltar ao Encontro Estadual de Cooperativistas, não mais na função de presidente do Sistema Ocepar, e sim como amigo do cooperativismo. “Quem faz parte do cooperativismo, tem isso no sangue. Então, é bom estar aqui, comemorando a passagem de um ano que foi positivo para o cooperativismo”, disse. A esposa, Zulmira, também fez uma breve declaração. “Quando Deus fez este homem, ele disse: vá lá e faça essa mulher feliz. E estou sendo feliz até hoje. Agradeço ao João Paulo por ser um marido maravilhoso, um pai perfeito e um avô bobão e babão”.

Em seu pronunciamento, o governador do Paraná, Beto Richa, disse que a homenagem a Koslovski é merecida e justa. “O João Paulo possui uma história de vida brilhante, construída com trabalho e perseverança. Quero também agradecer por sua parceria, que tanto contribuiu para o aprimoramento de várias políticas públicas”, afirmou.



Publicidade