Ciclo 2016 do Jovemcoop é concluído com balanço positivo

Publicado em: 10 março - 2017

Leia todas


O Programa de Juventude Cooperativista – Jovemcoop finalizou seu ciclo 2016 e deixou um legado para centenas de jovens cooperativistas que puderam trocar experiências e adquirir conhecimentos por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista. O Jovemcoop, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Nacional, e implantado no Estado pelo Sescoop/BA em parceria com as Cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul, Sicoob Crediconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac.

Foto cedida pelas cooperativas pelo SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop

O programa formou jovens para identificar e desenvolver habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa e, além disso, despertar o interesse deles pelo negócio, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam. As aulas foram ministradas pelos associados da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.

Ao longo das formações, os jovens vivenciaram momentos com aulas teóricas, oficinas, elaboração de projetos e visitas de campo para aprofundar os assuntos tratados durante os módulos do programa, que foram, dentre outros, cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança e organização do quadro social.

A rodada de encerramento já ocorreu em quatro cidades baianas: Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas, e contou com a presença dos jovens participantes do Programa, além de dirigentes de cooperativas da Bahia, do Sescoop Nacional e do Sistema OCEB/Sescoop BA.

VALENTE

Empregados do Sicoob Coopere receberam no dia 11 de fevereiro os certificados de conclusão do Programa Jovemcoop. O encerramento da capacitação aconteceu, em Valente/BA, com as presenças da presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, do diretor geral, Ranúsio Cunha, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista e da facilitadora, Lívia Machado.

Após 9 meses com encontro quinzenais, a turma avaliou o Jovemcoop e apresentou os trabalhos de conclusão de curso para a banca examinadora. Foram expostos projetos voltados para a saúde do trabalhador e de ações de marketing para produtos e serviços financeiros do Sicoob.

A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, parabenizou os jovens concluintes: “a cooperativa precisa de pessoas bem preparadas, como vocês estão após essa jornada, para poder fazer um atendimento melhor para nossos associados”.

Os depoimentos dos jovens cooperativistas foram positivos em relação ao programa. Adilson Cunha ressaltou que a capacitação superou as expectativas dele. Ádria Lima pontuou que foi “uma grande troca de ideias, experiências e aperfeiçoamento de conhecimentos sobre o cooperativismo”. Já Bárbara Anunciação achou que o programa possibilitou com que todos compartilhassem o que há de mais produtivo com os colegas e facilitadores.

“No início da nossa Cooperativa aprendemos a fazer o cooperativismo na prática e deu certo. Mas, após o Jovemcoop, vocês vão acertar mais em relação a gente, porque quando iniciamos, o acesso ao conhecimento era mais difícil. Vocês tiveram mais oportunidade de se preparar”, relatou o diretor geral do Sicoob Copere, Ranúsio Cunha.

VITÓRIA DA CONQUISTA

O encerramento do Jovemcoop em Vitória da Conquista ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2017 e foi marcado pelo entrosamento e saudosismo, onde os jovens cooperados da COOPMAC, SICOOB CREDCONQUISTA e SICOOB CREDCOOP reviveram momentos vivenciados durante o curso e apresentaram seus projetos finais.

A certificação dos participantes foi com sentimento de dever cumprido, pois muitos desafios foram superados, segundo a representante da Coopmac, Thamires Lima: “todos os que concluíram o curso foram muito esforçados e merecem o mérito pela conclusão do programa”.

Os conhecimentos adquiridos contribuíram para desenvolver os potencias dos cursistas, encorajando-os a buscar novos objetivos dentro das organizações e na vida. Essa percepção é compartilhada por Thamires Lima e Larissa Borges, analista da CredCoop, que fizeram um balanço do programa, considerado a realidade do cooperativismo na Bahia que “precisa mostrar sua força e seus potenciais e, para isso, é necessário preparar pessoas com condições de gerirem corretamente essas organizações e que saibam  exercer sua liderança, em qualquer área. Neste contexto, o Jovemcoop serviu para fortalecer o cooperativismo na região, formar pessoas com pensamento crítico sobre o sistema e garantir a continuidade e crescimento sustentável das cooperativas”.

PINTADAS

Cooperados e funcionários do Sicoob Sertão, da Cooperativa Ser do Sertão e da Cooap, além de  da cidade de Pintadas, Bahia, receberam no dia 18/02, os certificados de conclusão do curso do programa JovemCoop, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA.

O encerramento ocorreu na sede do Sicoob Sertão e contou com a presença do presidente do Sicoob Sertão, Milton Ramos, da Gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Geâne Ferreira, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista, e da facilitadora Marília Cavalcante Reis, além de gerentes dos pontos de Atendimentos do Sicoob e presidentes de Cooperativas participantes.

Nesta última etapa, os jovens apresentaram para a banca examinadora os trabalhos de conclusão do curso com sugestões de projetos voltados para educação financeira e reciclagem de resíduos, entre outros.

Segundo a presidente da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia (Cooliba), Marília Cavalcante Reis, o “Jovemcoop apresenta-se como oportunidade de fortalecimento e de amadurecimento do sistema por meio da formação de novos líderes cooperativistas. “Essa formação permite aos jovens a ampliação de consciência quanto ao seu papel dentro e fora do sistema cooperativista, indo além de conteúdos teóricos sobre o cooperativismo com abordagem de conteúdo comportamental, por meio da aplicação de ferramentas e técnicas de Coaching, com vistas a promover o autoconhecimento”.

Aloísia Carneiro, agente de atendimento do Sicoob Sertão de Capela do Alto Alegre disse ter ficado bastante satisfeita com o que aprendeu na capacitação. “O curso mostrou para nós, jovens, que temos bastante potencial para praticar o bem coletivo em prol de nossa comunidade. Este programa veio para ampliar essa visão, pois, para mim, o cooperativismo deveria ser um estilo de vida”, concluiu.

CRUZ DAS ALMAS

Mais uma cidade que sediou o encerramento do Jovemcoop foi Cruz das Almas, localizada do Recôncavo Sul da Bahia.  No dia 18 de fevereiro de 2017, na sede do CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, os jovens receberam os certificados por terem concluído, com sucesso, o programa.

Uma dessas jovens foi Cintia dos Santos Carvalho, cooperada do SICOOB Norte Sul, que relatou sobre a oportunidade de participar do Jovemcoop e que agregou novos saberes ao seu curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. “O Jovemcoop foi ótimo e deve continuar para atingir outros públicos e, assim, propagar, cada vez mais, o cooperativismo”.

Para o cooperado do Sicoob de Cruz das Almas, Gledson Pereira dos Santos, “a capacitação permitiu um grande crescimento para os jovens tanto no âmbito profissional como no pessoal, pois tratou sobre temas importantes como liderança e relações interpessoais”.

A cidade de Gandu também irá sediar o encerramento do programa, no dia 25 de março de 2017.

 

Por Ascom/Sistema OCEB, com informações das cooperativas SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop.



Publicidade