Circuito Sescoop/SP de Cultura leva dança a Brodowski

Publicado em: 15 agosto - 2016

Leia todas


A ação, que integrará a 41ª Semana de Portinari promovida pela cidade, conta com o apoio da cooperativa Coonai

No próximo dia 17 de agosto, Brodowski vai receber uma das ações do Circuito Sescoop/SP de Cultura. Trata-se da primeira vez que o município – conhecido por ser a cidade onde o pintor Cândido Portinari nasceu – recebe um espetáculo de dança.

Segundo Camila Dias, analista do Núcleo de Projetos Culturais da entidade, a apresentação foi viabilizada graças a um contato com representante da Coonai, cooperativa parceira no projeto, que viu a dança no I Encontro Estadual de Desenvolvimento Social, realizado em maio, em São Paulo (SP), e achou interessante trazer esse tipo de linguagem para a cidade do interior paulista.

As cooperativas de todo o estado vem conhecendo os trabalhos das companhias de dança e com isso inserido atividades como esta na agenda cultura dos municípios, quebrando barreiras“, conta Dias.

A analista lembra, também, que o espetáculo fará parte da programação da 41ª Semana de Portinari de Brodowski que, de acordo com a Secretaria de Cultura, atrai mais de 20 mil pessoas para o município. “Além de integrarmos esta semana, considerada uma das mais importantes no que diz respeito à cultura na região, cumprimos nossa função como serviço de aprendizagem do cooperativismo ao promovermos a inserção cultural de cooperados e da comunidade, oferecendo produtos culturais de todas as linguagens artísticas e um lazer de qualidade”, complementa.

O espetáculo
O Gumboot Dance (dança de botas de borracha) é uma dança popular criada por trabalhadores no século XIX, nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. O espetáculo Yebo, o segundo apresentado pelo Grupo Gumboot Dance Brasil, aborda o período de exploração, tanto das minas quanto dos sete povos levados para realizar a extração de minérios. Tudo por intermédio da criação de um dialeto sonoro único a partir das batidas nas botas de borracha. As batidas retratam a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de extração.
A coreografia do espetáculo desenvolvida pelo Grupo que teve origem em 2008 foi concebida a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, englobando uma linguagem inovadora e bastante lúdica.

Serviço:
Circuito Sescoop/SP de Cultura – Brodowski
Espetáculo: Yebo
Cia: Gumboot Dance Brasil
Local: ACAM Portinari – 41ª Semana de Portinari
Endereço: Endereço: Praça Candido Portinari – Brodowski/ SP
Data: 17/8
Horário: 20h30
Realização: Sescoop/SP e a cooperativa Coonai
Agenda Circuito: https://www.sescoopsp.org.br/circuitosescoopsp/



Publicidade