COCAMAR: Projeto Chefs do Campo quer resgatar pratos tradicionais

Publicado em: 08 julho - 2016

Leia todas


Pense naquele prato preferido, sempre solicitado em reuniões familiares e motivo de celebração entre amigos, preparado com esmero. São iguarias saborosas e ricas em histórias, com receitas transmitidas de geração em geração, muitas delas utilizando produtos da propriedade rural, num visual de panelas, temperos, aromas e cenários simples e belos, como fornos de barro, fogão a lenha e churrasqueiras improvisadas.

Requisitadas – A proposta do projeto “Chefs do Campo Cocamar e Bayer”, lançado dia 30 de junho em Maringá, pretende ir ao encontro dessas talentosas senhoras que, dividindo o seu tempo entre a participação nos negócios da família e os cuidados com a casa e os seus, não deixam de lado o prazer de cozinhar e, em seu círculo, são sempre requisitadas. O concurso tem o patrocínio da Unimed Maringá, Mabu Hotéis e Resorts e CVC Operadora de Turismo.

Preparo – Com excelência, muita arte na culinária doméstica e espaço para invenções e adaptações, elas preparam carnes irresistíveis, massas para se degustar de joelhos, pães muito apreciados, peixes, molhos e acompanhamentos de lamber os dedos. Tudo isso sem falar das sobremesas…
Encontro – O “Chefs do Campo Cocamar e Bayer” fez parte da programação do Encontro Anual do Núcleo Feminino promovido pela Cocamar, que reuniu 400 participantes no salão social da Associação Cocamar. No período da manhã, elas tiveram palestras sobre gestão e produtividade da lavoura.

Após o almoço, foram surpreendidas pela presença da conhecida chef curitibana Manu Buffara, que preparou um prato no palco, em poucos minutos. Manu, que nasceu em Maringá e tem origem no campo, comentou sobre o seu estilo de cozinhar, ao lado de Rose Machado, apresentadora do programa RIC Rural, exibido nas manhãs de domingo em todo o estado. O programa tem muita identificação com as produtoras, em particular, devido ao “Sabor da Terra”, quadro em que é mostrada a preparação de pratos no ambiente das mulheres rurais.

Inscrições – As participantes receberam o regulamento e a ficha de inscrição e, já no dia 30, nada menos que 141 receitas foram inscritas. O concurso vai selecionar 25 pratos em agosto, mês em que a Cocamar promove 9 reuniões regionais com as integrantes dos núcleos femininos mantidos em municípios das regiões noroeste e norte do Paraná. As 25 receitas serão detalhadas em uma revista no encerramento do evento, trazendo a foto do prato, da autora e de seus familiares, em data ainda a ser agendada entre os meses de outubro e novembro, ocasião em que chefs convidados escolherão as 5 melhores. O prêmio às 5 vencedoras será um final de semana, com acompanhante, no Mabu Resort, em Foz do Iguaçu. Todas serão publicadas, também, no Jornal de Serviço Cocamar.

Inscrições – As inscrições para o “Chefs do Campo Cocamar e Bayer” continuam até a realização das reuniões regionais, enquadrando-se em duas categorias: para participantes de núcleos femininos e, onde não houver, serão indicadas cooperadas ou esposas de produtores associados da cooperativa, de reconhecido talento culinário em seu município. (Imprensa Cocamar)