Cooperabs lança primeira tapioca semipronta de Goiás

Publicado em: 10 junho - 2016

Leia todas


sA Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores de Polvilho e Derivados da Mandioca da Região do Cará (Cooperabs) acaba de lançar no mercado a primeira tapioca semipronta feita em Goiás, a Tapioca do Cará. O produto é resultado de uma iniciativa da cooperativa com apoio do SESCOOP/GO.

image006Há cerca de um ano a Cooperabs apresentou um projeto junto ao SESCOOP/GO para viabilizar a produção da tapioca semipronta. De acordo com o presidente da Cooperabs, José Atair da Silva Neto, até então eles não haviam conseguido fazer com que o produto pudesse ser comercializado. “A gente não conseguia fazer com que o produto mantivesse prazo de validade, dificultando a comercialização”, conta.

Mas o projeto junto ao SESCOOP/GO viabilizou uma empresa de consultoria para colaborar com a Cooperabs. Os cooperados passaram por cursos de Boas Práticas de Produção e a formulação da tapioca semipronta sofreu alguns ajustes, permitindo que mantivesse o aspecto 100% artesanal, mas ao mesmo tempo pudesse ser vendida com um prazo de validade maior.

A consultoria ajudou a cooperativa a realizar um estudo de mercado e a alterar alguns detalhes interferindo em todo o processo de produção. “A mudança envolveu também a estrutura de nossa produção, desde o plantio”, acrescenta José Neto.

A tapioca semipronta da Cooperabs foi lançada há um mês e até agora tem conseguido boa aceitação de mercado, segundo o presidente da cooperativa. “Além de ser 100% artesanal, conseguimos uma coloração ótima e preço competitivo de mercado”, aponta.

A ideia de lançar a tapioca surgiu por conta da crise econômica, justifica José Neto. “Precisávamos diversificar e lançar algo novo”, diz. Mesmo sabendo que havia a demanda do produto e que seria uma boa alternativa para a cooperativa, o presidente da Cooperabs conta que eles quase desistiram. “Às vezes os pequenos produtores tem a ideia, mas não sabem como seguir em frente. Se não fosse pelo suporte que tivemos do SESCOOP/GO teríamos desistido”, conta.

A iniciativa de procurar a consultoria deu resultado e a Cooperabs até já desenvolve outro projeto junto ao SESCOOP/GO para a viabilização de uma fábrica de farinha. Além da tapioca semipronta, a Cooperabs comercializa também outros produtos a base de mandioca, Polvilho do Cará, Farinha do Cará, Mandioca Congelada do Cará e Mandioca Ralada do Cará para massa de Mané Pelado.