Cooperativa agrícola reformula infraestrutura de TI com soluções da HPE

Publicado em: 07 março - 2017

Leia todas


A Coopavel, cooperativa do setor agrícola, procurou, no final de 2014, a Sercompe, revenda que atua principalmente no sul do país, para auxiliar a atualizar sua infraestrutura de TI, aumentar o desempenho dos equipamentos de armazenamento de dados e eliminar a possibilidade de falhas no sistema.

Com soluções da Hewlett Packard Enterprise (HPE), o projeto contou com a substituição de todo o sistema de backup, ativos de rede, servidores e storage.

O ambiente foi duplicado para dois Data Centers independentes separados fisicamente, mas que dividem a carga da operação. As aplicações foram distribuídas de modo que nenhum ambiente ficasse ocioso. Por prever alta disponibilidade, caso um Data Center falhe, as aplicações migram para o outro sem que os usuários percebam a movimentação. Foi adotado ainda o software de virtualização Hyper-V, da Microsoft.

Essa foi a primeira implementação da plataforma com a funcionalidade Peer Persistence da solução HPE 3PAR StoreServ, que assegura que os dados permaneçam íntegros e idênticos nas duas unidades de armazenamento.

A Coopavel já vê melhorias atribuídas às soluções adotadas, como economia de 50% do espaço físico destinado ao armazenamento no Data Center, redução no custo de energia elétrica, estabilidade das aplicações e diminuição do tempo de backup de 15 para 5 horas, o que vem resultando no aumento da satisfação dos cooperados.

Sediada em Cascavel, cidade localizada no Oeste do Paraná a 470 km de Curitiba, a Coopavel foi fundada em 1970 como cooperativa para fortalecer os agricultores da região. Hoje, a empresa está entre as 20 maiores companhias do agronegócio brasileiro, com 26 filiais comerciais e 10 fábricas em 17 municípios, mais de 4,6 mil associados e 5,2 mil colaboradores.

O projeto levou 11 meses para ser concluído, entre desenho da arquitetura, testes e implementação da solução.



Publicidade