Cooperativa de MT apoiou Exposição Histórica

Publicado em: 24 janeiro - 2017

Leia todas


Foi realizada a Exposição Histórica, Econômico, Social, Cultural e de Resgate da Memória da cidade de Peixoto de Azevedo. O evento aconteceu nas dependências do Centro Cultural Luiz Gonzaga.

Os idealizadores do projeto cultural são os Professores Efetivos da Rede Estadual de Ensino de Sinop-MT, Carlos Zanan e Renato Adrian Souza. Com apoio da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE), Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo e Parceiros, a exposição retrata através de banners, recursos audiovisuais, maquetes, ferramentas, fotografias, equipamentos, entre outros materiais, os costumes, tradições e valores do povo Peixotense.

Foram mais de 120 dias de pesquisa, coleta de materiais antigos, entrevistas com pioneiros, visitação aos garimpos, participação dos alunos da rede pública e de muito trabalho na montagem das maquetes e elaboração do conteúdo programático da Exposição Histórica e Resgate da Memória do município.

Para que essa memória seja preservada, todo acervo exposto de fotos, documentos, objetos ficarão a disposição do município para que no futuro seja agregado ao ‘Museu do Garimpeiro’.

Preservar a memória é resgatar o passado e compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando a prática da reflexão sobre as demandas de cada tempo no campo social, político e econômico.

Diversas autoridades participaram da entrega da premiação nas categorias: Maquete, Redação e Desenho. Foram colocados a disposição Tablets e Pen Drives para as Escolas Dom Helder Câmara, Paulo Freire, Jardim das Flores e São Pedro.