Cooperativas de infraestrutura participam de seminário sobre o PDGC

Publicado em: 04 novembro - 2016

Leia todas


O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC), no final de outubro, em Palhoça (SC),  reuniu representantes de 20 cooperativas catarinenses e duas gaúchas do ramo infraestrutura para seminário sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

A capacitação foi ministrada pela técnica da Fundação Nacional da Qualidade (FNq), Luciana Matos Santos Lima, pela gerente de monitoramento do Sescoop Nacional, Susan Myashita Vilela, e pelo coordenador de monitoramento do Sescoop/SC, Elvio Silveira.

De acordo com Susan, o objetivo do evento foi oportunizar às cooperativas que aderiram ao PDGC no final de 2015, uma reflexão sobre os relatórios entregues e avaliação das melhorias necessárias. “Nós identificamos uma grande ausência de gestão nas cooperativas de infraestrutura, por isso estamos trazendo esse seminário, com o intuito de fazer melhorias no processo. O PDGC vai fazer uma reflexão do que elas precisam colocar em prática”, comenta.

Silveira lembra que as cooperativas de infraestrutura estão passando por mudanças na legislação e que o PDGC pode ajudá-las a identificar adequações necessárias para a gestão. “O PDGC está vindo em boa hora. Foi uma feliz exigência que o Sescoop Nacional colocou em nossas mãos. O ramo infraestrutura sabe da necessidade que as cooperativas têm de aperfeiçoarem a sua gestão.

E essa ferramenta vem de encontro a um momento de mudança, de atualização, que vai fortificar muito as cooperativas e possibilitar dar continuidade à sobrevivência delas”, acrescenta Adermo Francisco Crispim, gerente da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc). (Fonte: Sescoop/SC)