Cooperativas de leite se reunirão em Nova Petrópolis durante Show Rural

Publicado em: 11 julho - 2016

Leia todas


As câmaras das cooperativas de leite dos Sistemas OCB e Ocergs se reúnem na próxima quinta-feira (7/5) em reunião conjunta, na cidade de Nova Petrópolis (RS). O evento será realizado durante a 8ª edição da Rural Show, que ocorre entre os dias 7 e 10 de julho, no centro de eventos da cidade gaúcha.

A abertura do evento será feita pelos presidentes Márcio Lopes de Freitas (OCB), Vergílio Perius (Ocergs) e Gilberto Kny (cooperativa Piá). A condução dos trabalhos será feita pelos coordenadores das Câmaras, Vicente Nogueira (OCB) e Jeferson Smaniotto (Ocergs).

Também é esperada a participação de representantes de cooperativas de leite das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A reunião contará ainda em sua programação com três palestras que abordarão os temas de cenários políticos, mercados de insumos para o leite e mercado de leite e derivados, conforme programação:

– Cenário Político: desafios, oportunidades e perspectivas, com Eduardo Queiroz, cientista político com especializações nas áreas de assessoria parlamentar, relações governamentais e políticas públicas. É integrante da equipe de Relações Institucionais do Sistema OCB, responsável pela atuação em projetos e normativos de interesse do cooperativismo no Congresso Nacional e no Poder Executivo, junto à Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e na elaboração estudos de cenário político

– Insumos: Mercado de commodities: oportunidades e perspectivas, com Vinícius Gomides, administrador, sócio da Germinare Agronegócios, atuou por 6 anos na mesa de negociação de farelo de soja da Cargill Agrícola e como trader de commodities no grupo Marfrig, e como gestor de novos negócios do segmento agribusiness do Banco BTG Pactual.

– Análise do Mercado de Lácteos: com Natália Salaro Grigol, graduada em Ciência dos Alimentos, é pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ESALQ-USP), onde se dedica ao estudo do sistema agroindustrial do leite, com destaque para os levantamentos de dados primários, análises de perspectivas setoriais nacionais e internacionais e inteligência de mercado

Além disso as mesas de debates e discussões com as cooperativas participantes.

RURAL SHOW – Organizada em parceria pela cooperativa Piá, Prefeitura de Nova Petrópolis e Emater RS/Ascar, ocorre entre os dias 7 e 10 de julho. A expectativa de público é de 60 mil pessoas. A Rural Show é considerada o maior evento da agricultura familiar do Brasil.

NOVA PETRÓPOLIS – O município de Nova Petrópolis está situado a 106 km do aeroporto de Porto Alegre. No dia 19 de janeiro de 2010, Nova Petrópolis foi coroada com o título de “Capital Nacional do Cooperativismo”, a partir da lei federal nº 12.205/2010, em virtude de ser o berço do cooperativismo de crédito da América Latina, por sediar a primeira cooperativa de crédito que funciona desde 28 de dezembro de 1902. Trata-se da Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, que teve como líder o Padre Theodor Amstad, precursor do cooperativismo no Brasil.