Cooperativas podem contar com apoio do Sescoop/SP para realizar Sipat

Publicado em: 26 outubro - 2016

Leia todas


Na semana de 17 a 21 de outubro, o Sescoop/SP promoveu para seus colaboradores a Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente (Sipatma). Além da legislação que determina que alguns tipos de empreendimentos devem realizar esse evento, a Sipatma é importante por contribuir para a prevenção de acidentes e estimular a qualidade de vida dentro das empresas.

As cooperativas associadas ao Sistema Ocesp que utilizam o planejamento anual de ações podem contar com apoio do Sescoop/SP na execução de suas próprias Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipats). O objetivo do Sescoop/SP é construir, junto às cooperativas, uma programação completa, com ações interessantes para colaboradores e cooperados.

Esse projeto conta com palestras, peças teatrais e esquetes e oficinas, com temas como qualidade de vida, utilização de EPI, prevenção de acidentes, ergonomia, entre outros. “Há dois anos, nós percebemos que era necessário promover ações mais lúdicas. É um assunto pesado, então tem que ser apresentado de forma divertida e tem que fazer os espectadores se enxergarem naquela situação”, explica Mirna Taino, analista de Desenvolvimento Social do Sescoop/SP e responsável pelos projetos de Sipat nas cooperativas.
A mudança fez sucesso e, nos últimos anos, o projeto de auxílio a Sipat do Sescoop/SP não para de crescer: passou de 24 cooperativas e 46 ações, em 2013, para 34 cooperativas e 107 ações, em 2015. “Para se ter ideia, só a Cooperativa de Consumo (Coop) fez 45 ações neste ano, em agosto e setembro”, destaca Mirna.

De acordo com a coordenadora de Educação Corporativa da Coop, Andréa Maia, a cooperativa realiza a Sipat com o objetivo principal de promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. “A ideia é que possamos, por meio de ações lúdicas ou de reflexão, minimizar os indicadores de acidentes no trabalho e de trajeto, estimular qualidade de vida, alimentação saudável e atividade física. Isso tudo reforçado por palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades.”

O número de ações realizadas pela Coop durante a Sipat cresceu, nos últimos anos, devido ao sucesso das atividades. “Iniciamos a parceria com o Sescoop/SP com algumas ações piloto, para que pudéssemos mensurar os resultados e também o grau de satisfação dos nossos colaboradores e foi exatamente o que ocorreu: tanto as intervenções teatrais como o circuito de aferições foram muito bem avaliados e, assim, estendemos estas ações para o maior número de unidades da Coop possível”, conta.
Segundo ela, as ações deste ano foram muito bem avaliadas pelos colaboradores. “O alto grau de envolvimento das equipes fez com que as ações transcorressem dentro dos resultados esperados”. Maia destaca ainda que os s relatórios gerados pelo circuito de aferições auxiliarão o nosso Centro de Saúde Ocupacional a direcionar ações de saúde para os nossos colaboradores de forma assertiva.