Cooperativismo debate cenários da cadeia produtiva do leite

Publicado em: 13 julho - 2016

Leia todas


Reunião conjunta das Câmaras de Leite da OCB e da Ocergs ocorreu em Nova Petrópolis, durante a Piá Rural Show

Representantes da cadeia produtiva das cooperativas de leite estiveram reunidos hoje no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, no interior gaúcho, durante a Piá Rural Show. A reunião debateu os cenários políticos, mercados de insumos, o mercado de leite e seus derivados e contou com a presença do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, e do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto. Participaram ainda os presidentes da Fecoagro/RS, Paulo Pires, da cooperativa Piá, Gilberto Kny, além do coordenador da Câmara Temática do Leite da OCB, Vicente Nogueira.

O presidente da OCB ressaltou a importância das cooperativas estarem reunidas para discutir os cenários futuros do país, em áreas fundamentais de atuação do setor. “O cenário é bom, mas temos de ficar atentos, ter estratégia e um rumo único”, argumentou.

Márcio Freitas disse que é necessário fortalecer as redes de relacionamento e que as cooperativas precisam fazer sempre o que é urgente, sem descuidar das questões que são importantes para suas estratégias de negócios. “Vamos discutir os cenários do mercado de leite, das commodities dos insumos, a ação do mercado e da política sobre o mercado”, finalizou, não sem antes saudar a forma como a Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul é conduzida pelo presidente Vergilio Perius e por sua diretoria.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, elogiou a iniciativa da OCB em reunir os representantes da cadeia do leite em Nova Petrópolis, berço do cooperativismo nacional, e ressaltou a força das cooperativas que atuam neste segmento, com presença significativa no encontro, destacando ainda que as cooperativas presentes estão se preparando para o futuro ao discutir questões tão relevantes para seus negócios, e, por consequência, para seus associados.

A programação foi aberta com o tema “Cenário Político: Desafios, oportunidades e perspectivas”, por Eduardo Lima Queiroz, da Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB, que fez uma análise sobre o os cenários atuais e futuros da política no Brasil e destacou a atuação da OCB nas frentes parlamentares que atuam no Congresso Nacional e são de interesse das cooperativas brasileiras.

O sócio da Germinare Agronegócios, Vinícius Gomide, abordou o tema “Insumos: Mercado de commodities: oportunidade e perspectivas”, quando destacou as questões cambiais, de safra e mercado mundial das commodities. No último painel da tarde, a pesquisadora do Cepea/Esalq-USP, Natália Salaro Grogol, abordou o cenário e fez uma análise do mercado de lácteos no Brasil.

PARTICIPAÇÃO – O encontro contou, ainda, com a participação de cooperativas de leite das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do presidente da CCGL, Caio Vianna, do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, do presidente da Santa Clara, Rogério Sauthier, do presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, do secretário executivo da Cosulati, Raul Amaral e do coordenador da Câmara Temática do Leite da Ocergs, Jeferson Smaniotto. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)