Cooperativismo e desenvolvimento serão temas de conferência internacional

Publicado em: 31 março - 2017

Leia todas


Qual é a diferença entre uma cooperativa financeira e um banco de varejo? E qual dever ser o diferencial competitivo de uma cooperativa no mercado financeiro? As respostas para estas perguntas serão debatidas na Conferência Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Regional, que será realizada em Foz do Iguaçu, nos dias 4 e 5 de abril, e que reunirá especialistas de diversos setores do cooperativismo financeiro do Brasil, América do Sul e da Europa.

Desenvolvimento regional – Nos dois dias do evento serão discutidos temas ligados ao desenvolvimento regional e o papel das cooperativas na promoção desse desenvolvimento. Segundo o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob, Jefferson Nogaroli, um dos organizadores do evento, “as cooperativas têm uma vocação que é mudar a realidade das comunidades onde elas se inserem”. Por isso, debater sobre a contribuição que as cooperativas podem oferecer, inclusive, para a geração de riquezas, segundo Nogaroli, “é essencial nesse momento em que o Brasil passa por uma grave crise econômica e de valores”. “As cooperativas nascem para mudar a vida das pessoas, e não podemos perder essa perspectiva senão passamos a jogar o jogo do mercado e fugimos de nossa vocação”, argumenta Nogaroli.

Painéis especiais – A conferência também trará painéis especiais para discutir os temas da educação cooperativa e tecnologias inovadoras, com a participação do Banco Central, do Sebrae e do Instituto Sicoob. Participarão da Conferência líderes dos principais sistemas de cooperativas financeiras como o Sicredi, Sicoob, Cresol, Cecred, Uniprime, além de representantes do Banco Central do Brasil e das Sociedades de Garantias de Crédito.  As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site.

Participantes e corporações confirmados – As experiências brasileiras serão apresentadas pelos convidados José Roberto Ricken, presidente da Ocepar; Márcio Port, da Sicredi Pioneira de Nova Petrópolis, RS; Luiz Ajita, do Sicoob Metropolitano de Maringá, Pr; Moacir Krambeck, da Viacredi de Blumenau, SC; Marcos Maier, do Sicoob Credichapada de Chapada Gaúcha, MG; Ivan Capra, do Sicoob Credisul de Vilhena, Ro; Joãozinho Leite, do Sicoob Saromcredi, de São Roque de Minas, MG; Augusto Sperotto, da Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná e Otávio Damaso, do Banco Central do Brasil.

Apresentadores internacionais – Os apresentadores internacionais serão Mathias Arzbach, da DGRV (Confederação Alemã de Cooperativas); Alejandro Simon, da cooperativa de seguros Sancor Seguros, da Argentina; Norbert Friedrich, da Volksbank, de Trier na Alemanha; José Fernando Figueiredo, da SPGM – Sociedade de Investimento S/A, holding do Sistema Nacional de Garantia Mútua de Portugal; e Alejandro Soriano, da CAF – Corporação Andina de Fomento, da Venezuela. (Assessoria de Imprensa do evento)



Publicidade