Cooperitaipu: 47 anos semeando os alicerces do cooperativismo

Publicado em: 05 maio - 2016

Leia todas


No dia 26 de abril, a Cooperitaipu completou mais um aniversário, preservando por mais de quatro décadas a missão de “coordenar o desenvolvimento do agronegócio em sua área de atuação”. A história de conquistas iniciou no ano de 1969 com a iniciativa de 25 agricultores que por meio da Cooperativa Agrícola Mista Pinhalense estabeleceram objetivos em comum, sendo na época o armazenamento de milho, feijão, trigo e a independência em relação aos comerciantes na venda da produção e na compra de insumos. Em 1975, uniu-se com a Cooperativa Mista Modelense onde passou a ser chamada de “Cooperativa Regional Itaipu”.

Com isso, ampliou o número de associados e novas filiais foram abertas, aumentando a produção e também a capacidade de armazenamento de grãos. Com a visão empresarial e com decisões de longo prazo, mais uma vez, ampliou a sua área geográfica de atuação, quando somou forças com os associados da Cooperativa Agropecuária Saudades, em 1987.

Inicialmente a Cooperitaipu foi presidida por Demétrio Brancher que esteve no cargo até o ano de 1985. Após, Marcos Zordan assumiu a presidência até julho de 2008. Em agosto do mesmo ano, o atual Presidente Arno Pandolfo foi eleito ao cargo. Hoje, o Presidente Arno mostra satisfação nos resultados de 47 anos de vida da Cooperitaipu e relata ser um orgulho ver que o sonho dos fundadores se transformou em realidade. “A Cooperitaipu, completa mais um aniversário com seus compromissos consolidados e a certeza de oferecer o que há de melhor para seus associados, permitindo que estes tenham um crescimento econômico, melhorando a renda e qualidade de vida das famílias associadas”.

Impulsionada a novas projeções de crescimento e desenvolvimento, o número de associados tem aumentado e com ele o comprometimento em oferecer sempre o que há de melhor junto ao setor agropecuário. São 28 filiais distribuídas nos municípios de Pinhalzinho, Saudades, Modelo, Serra Alta, Sul Brasil, Bom Jesus do Oeste e Saltinho. Está representada fisicamente por um complexo formado por: 1 Industria de Rações Suínas; 1 Industria de rações Bovinas; 9 filiais de Recebimento de Grãos; 9 Supermercados; 9 Lojas Agropecuárias; 5 Postos de Combustíveis; 1 Unidade Produtora de Leitões; 1 Creche de Leitões; 1 Granja Multiplicadora de Leitões; 1 Industria de Moagem de Trigo; 1 Centro de Treinamento de inseminação Artificial; 1 Centro de Distribuição e 1 Parque de difusão de tecnologias – Itaipu Rural Show.

Sempre voltada para o atendimento dos anseios e as necessidades de seus associados, a Cooperitaipu é uma difusora de tecnologia agropecuária, disponibilizando infraestrutura e atendimentos adequados, além de ter papel fundamental no desenvolvimento regional dos municípios em que atua. Tudo isso acontece e tem por base o princípio da cooperação entre as pessoas.

Para comemorar o aniversário, foi realizado um cronograma de visitas com café da manhã em todas as filiais da Cooperitaipu, onde o Presidente Arno Pandolfo e os Gerentes de Negócios participaram, esclarecendo dúvidas e tendo uma manhã de conversa aberta com associados e clientes.

Com a palavra, durante o Café da Manhã na Filial 15 – Pinhalzinho, o presidente resgatou fatos importantes da fundação e desenvolvimento da cooperativa até os dias atuais. Posteriormente parabenizou todos os fundadores, associados, conselho de Administração e fiscal, lideranças, funcionários, clientes e fornecedores, pelos 47 anos de trabalho para o crescimento da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperitaipu