Cooperitaipu realiza palestra sobre Proteção de Nascentes

Publicado em: 31 outubro - 2016

Leia todas


A Cooperativa Regional Itaipu realizou em 18 de outubro uma palestra sobre Proteção de Nascentes com Patrícia Leidens Melin – Engenheira Agrônoma e Sócia-Proprietária da empresa Melin Consultoria e Planejamento Ambiental Ltda. O evento realizou-se no município de Modelo na Sede da Piscina Clube e contou com a participação de 10 famílias.

Na oportunidade Patrícia abordou assuntos como: CAR – Cadastro Ambiental Rural; Reserva legal; Código Florestal e Distância; Metragem correta da área ao redor das nascentes (APPS) além de repassar cinco passos para proteger uma nascente. Após a parte teórica da palestra, os participantes se deslocaram até a propriedade do associado Sadi Bao de Lageado Pedro – Saudades, para colocar em prática os passos da proteção de nascentes. Entre as atividades, as famílias realizaram o plantio de mudas nativas que foram doadas pela Cooperitaipu.

O Programa Especial Proteção de Nascentes é realizado pelo CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Senar e visa conscientizar sobre a escassez de água, que vai além do simples ato de fechar as torneiras.

O passo a passo de proteção foi apresentado na seguinte ordem: 1. Identificar a Nascente; 2. Cercar a Nascente; 3. Limpar a área; 4. Controlar a erosão; 5. Replantar espécies nativas. O Presidente da Cooperitaipu – Arno Pandolfo salienta que água de qualidade depende de diferentes fatores, dentre eles está a proteção das nascentes, “trabalhar a questão dos tipos de nascentes, estágio de conservação e áreas de contribuição é fundamental para que nosso associado visualize o bem precioso que tem em mãos”, comenta Pandolfo



Publicidade