Coops minerais debatem sustentabilidade

Publicado em: 16 maio - 2021

Leia todas


Ao longo dos meses de abril e maio, uma série de Webinários discutiu a sustentabilidade no cooperativismo mineral. Os eventos buscaram divulgar os resultados do projeto ASGM Sustainability in Peixoto, que é uma iniciativa financiada pelo fundo Extractives Global Programmatic Suppor (EGPS) do Banco Mundial, como parte do programa “Emergency Window for Support to Artisanal and Small-Scale Mining (ASM) Communities Impacted by COVID-19”.

A intenção do projeto foi discutir e disseminar junto aos garimpeiros e às suas comunidades as perspectivas de transformação para sustentabilidade da Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto (COOGAVEPE), localizada no município de Peixoto de Azevedo/MT.

O projeto incluiu levantamentos, debates e treinamentos relacionados aos desafios socioambientais da cooperativa, incluindo temas como o comércio de ouro, igualdade de oportunidades para homens e mulheres nas diversas atividades da mineração, alternativas tecnológicas para reduzir o uso de mercúrio bem como as medidas preventivas tomadas pela cooperativa contra a Covid-19.

Mais de 1,3 mil pessoas já visualizaram os vídeos dos debates sobre os temas abordados, que podem ser acessados no canal do NAP.Mineração/USP no YouTube.

Papel das cooperativas minerais

Segundo o coordenador do projeto, Professor Giorgio de Tomi da Universidade de São Paulo (USP), dados de pesquisas recentes coletados em 2020 para avaliar o impacto da COVD-19 em diferentes comunidades da mineração artesanal e de pequena escala (MAPE) no Brasil mostraram que as cooperativas e associações estão desempenhando um papel importante no apoio aos mineradores artesanais e suas famílias.

O projeto “ASGM Sustainability in Peixoto” é uma iniciativa que visa consolidar uma visão compartilhada de futuro junto com os garimpeiros, as comunidades e a cooperativa sobre o papel da MAPE junto a sociedade e como as atividades da cooperativa podem contribuir significativamente para o desenvolvimento das comunidades locais.

Segundo a Diretora Presidente da COOGAVEPE, Solange Barbosa, a parceria entre o conhecimento, as técnicas e ferramentas dos acadêmicos aliados ao conhecimento e à prática dos garimpeiros, seus conhecimentos na realidade da atividade, com a dose certa de humildade e temperança é a chave para o fortalecimento e crescimento da atividade, num lastro mais igualitário e sustentável.

Parceria

O projeto é fruto de uma parceria interinstitucional executado na COOGAVEPE pelo NAP.Mineração/USP com apoio da University of British Columbia (UBC), da Organização Brasileira de Cooperativas (OCB), da Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso (FECOMIN) e do Ministério de Minas e Energia (MME).


Fonte: OCB


Notícias relacionadas



Publicidade