Coplana inova e reduz custos com produção própria de mudas

Publicado em: 16 março - 2017

Leia todas


Viveiro de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar

Vencedora do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano de 2016, na categoria “Inovação e Tecnologia”, a Coplana criou um modelo de plantio de cana-de-açúcar que aumenta a produtividade e reduz o custo de plantio. Chamado de +Cana – Mais Produtividade no Canavial, o projeto chama a atenção por romper com um processo produtivo que existia há mais de 500 anos. Em vez de adquirir mudas de fornecedores externos, a cooperativa de Guariba montou viveiros nas propriedades de 14 produtores, formando polos para a produção de cultivares melhoradas e adaptadas ao ambiente local.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e com a Associação de Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), beneficiou mais de 1,1 mil produtores no ano passado e reduziu em 50% os custos de plantio de cana na região da cooperativa. De acordo com o presidente da Coplana, José Rossato Júnior, “a iniciativa conjunta cumpre a missão mútua de auxiliar o crescimento sustentável e o aprimoramento tecnológico do produtor rural”.

Para tornar possível o projeto, pesquisadores do IAC desenvolveram um trabalho de pesquisa para identificar as características das lavouras canavieiras dos cooperados. Esse diagnóstico possibilitou melhorias genéticas nas cultivares, com produção das chamadas mudas pré-brotadas (MPB).

Antes, eram utilizados cultivares não adaptados aos ambientes de produção específicos de cada propriedade, demandando a utilização de grande quantidade de mudas, que exigia uma logística trabalhosa e cara. Diante disso, a única alternativa era adquirir mudas diretamente no mercado, com alto custo de produção e limitação dos cultivares disponíveis.

(Com informações do Sistema OCB)



Publicidade