CORECONPR: Dia do Economista é comemorado com entrega prêmios; Gallassini foi um dos homenageados

Publicado em: 19 agosto - 2016

Leia todas


No último sábado (13/08), Dia da Economista, o Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR) promoveu a entrega do 26º Prêmio Paraná de Economia, do Prêmio Economista Paranaense do Ano e a Comenda Gralha Azul à personalidade de destaque no Estado do Paraná no restaurante Castello Trevizzo, em Curitiba/PR. O evento, que fez parte do calendário da Semana do Economista, contemplou as categorias de Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas (Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada) e Artigos (de Economistas e de Estudantes de Economia).

Presenças – O evento contou com a presença de autoridades, como a do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet e do vice-presidente a Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, o vice-presidente do Conselho Federal de Economia, Odisnei Bega, o presidente do CORECONPR, Eduardo Moreira Garcia e o presidente do Sindecon-PR, Juarez Trevisan.

Economista Paranaense do Ano – A categoria Economista Paranaense do Ano destinada a premiar economistas que se destacam na atividade profissional ou em trabalhos em benefício do Estado do Paraná, da coletividade e/ou da classe dos economistas, foi entregue ao deputado federal Luiz Carlos Hauly. “A emoção é muito grande e a alegria é imensa em estar recebendo essa homenagem importante para a minha vida pessoal e pública. A formação em economia me ajudou demais nestes 25 anos na gestão pública”, comentou.

Comenda Gralha Azul – O diretor-presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, José Aroldo Gallassini recebeu a Comenda Gralha Azul do CORECONPR, que é voltada para homenagear uma personalidade que tenha prestado serviços relevantes à sociedade paranaense. Em seu discurso, Gallassini dedicou o prêmio aos cooperados. “É uma satisfação muito grande receber esse prêmio, fico muito feliz porque temos um trabalho que envolve mais de 28 mil cooperados. Essa homenagem é muito importante para todos que integram a Coamo”, destaca.

Prêmio Paraná – Com a finalidade de estimular e valorizar a produção científica, propiciando a reflexão sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada, o Prêmio Paraná de Economia premiou os três primeiros classificados nas categorias Economia Pura e Aplicada e Economia Paranaense. Nas categorias Artigos de Economistas e Artigos de Estudantes de Economia foram contemplados os dois primeiros lugares.

Economia Pura e Aplicada – Na categoria Economia Pura e Aplicada, recebeu o prêmio como 1º lugar, Josemara da Silva (UFFS Laranjeiras), a segunda colocação ficou com Júnior Hardt Miranda (Unicentro Guarapuava) e na terceira posição, Pietro André Paschoalino (UEL).
Economia paranaense – Na categoria economia paranaense, o prêmio de 1º lugar foi conquistado por Juliana Reksua Rosa (UEPG), em 2º lugar Grasieli de Fátima Rode (UFFS) e na terceira posição, Ingrid Beatriz Barbosa (UEL).

Artigos de Economistas – A categoria Artigos de Economistas, Augusta Pelinski Rahier, levou o prêmio pelo primeiro lugar e Pery Francisco Assis Shikida, pela segunda colocação.

Artigos de Estudantes – Já, a categoria Artigos de Estudantes, premiou o acadêmico da UEL, Matheus Demambre Bacci, pelos dois artigos classificados.
Dia do Economista – O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, enalteceu a importância do economista na gestão da cidade. “Essa atividade profissional está sendo decisiva para ajudar Curitiba a enfrentar a crise fiscal, decisiva para formular caminhos e apontar soluções. Graças aos economistas qualificados do quadro da prefeitura, Curitiba está na contramão da crise”.

Elogio – Ele ainda elogiou o CORECONPR pela premiação. “O Gallassini tem a competência reconhecida internacionalmente pela relevância do sistema cooperativo. Já o Hauly tem uma trajetória brilhante, que não precisa se justificar, pois tem uma ficha limpa e um passado de decência. Como deputado, ele tem a capacidade de construir pontes não só dentro do partido, mas entre diferentes forças dentro do Congresso Nacional”, destaca Fruet.

Reconhecimento – O presidente do CORECONPR, Eduardo Moreira Garcia iniciou o discurso agradecendo a presença das autoridades, parabenizando os economistas pelo seu dia e destacando as homenagens. “Estas premiações estão sendo realizadas como forma da nossa entidade reconhecer o trabalho desempenhado pelos economistas, estudantes e personalidades de destaque que contribuem para o desenvolvimento da economia paranaense”, fala. (Assessoria de Imprensa do CORECONPR)