Curso aborda importância do planejamento estratégico dentro das cooperativas

Publicado em: 28 outubro - 2016

Leia todas


Perceber o planejamento estratégico como processo dentro das cooperativas foi um dos objetivos do curso oferecido em Florianópolis pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC).

Os 14 participantes da capacitação, que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de outubro, conheceram as teorias e exercitaram na prática a criação de um planejamento estratégico eficiente.

“É um curso vivenciado. O interesse é despertar nas pessoas a necessidade do planejamento e que elas entendam a cultura do planejamento na visão de processo”, comentou o instrutor José Gabriel Pesce Junior, especialista em Planejamento Estratégico e Planejamento Participativo Institucional. Segundo ele, é comum as empresas planejarem, sem seguir adiante nas etapas de execução e acompanhamento dos resultados, que ele considera as mais importantes no processo do planejamento estratégico.

O instrutor lembra ainda da falta de uma cultura de participação, para a criação de um planejamento estratégico participativo, ou seja, construído por quem vai executar. “Mesmo em cooperativas, a cultura da participação é embrionária. Os processos de planejamento deveriam levar todos as participar: cooperados, equipes, diretoria. Esse tipo de planejamento não tem diferença no resultado final, se comparado com o planejamento tradicional, mas o fato de ser construído pelas pessoas que vão executar faz com que o planejamento fique mais palpável e promova a corresponsabilidade dos autores”, explica.