ENCONTROS DE NÚCLEOS: Roberto Rodrigues diz que cooperativismo do Paraná é exemplo para o mundo

Publicado em: 28 outubro - 2016

Leia todas


“O cooperativismo do Paraná é exemplar, não só no Brasil, mas no mundo.” A afirmação é do ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, que proferiu palestra no Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar 2016 – Núcleo Oeste -, que reuniu 130 cooperativistas, na Lar Cooperativa Agroindustrial, em Medianeira, em 20 de outubro. Com a participação de 20 cooperativas de sete diferentes ramos, o evento marcou o início da segunda rodada, dos Encontros de Núcleos de 2016.

Evolução
Rodrigues disse que há 50 anos acompanha a evolução das cooperativas do Paraná e revelou que tem aprendido muito sobre o sistema no estado por intermédio de suas lideranças, enaltecendo o papel da Ocepar na coordenação do desenvolvimento do setor. “O Ricken trabalhou comigo (no Ministério da Agricultura) e, muitas e muitas vezes, me deu aula sobre cooperativismo. Aqui, no Paraná, aprendi muito sobre o sistema com o Benjamin Hammerschmidt, com o Guntolf van Kaick, com o Ignácio Donnel (ex-presidentes do Sistema Ocepar). Portanto, aprendi muito com gente espetacular, que construiu todo esse patrimônio que vocês têm hoje”, acrescentou.

Modelo para o mundo
Depois de elogiar a meta de faturamento de R$ 100 bilhões até 2020 pelas cooperativas paranaenses, prevista no PRC 100, Rodrigues, destacou que “o que vocês estão fazendo aqui é inédito e exemplar, pois, com estratégia, estão fazendo o desenvolvimento integrado do estado”. E reafirmou que, com base no que conhece sobre o cooperativismo de vários ramos em 81 paises, “o que vocês fazem aqui é modelo para o mundo inteiro. É para ter orgulho do que vocês fazem nas cooperativas, ter orgulho da Ocepar, ter orgulho da liderança que ela tem e ter certeza de que vocês estão na fronteira do conhecimento global do cooperativismo. É, por isso, que falo de vocês no mundo inteiro, porque no Paraná tem um modelo a ser seguido”, elogiou.

Agenda
Depois do encontro em Medianeira, foi realizado o Encontro do Núcleo Sudoeste, em Pato Branco, na última sexta-feira (21/10), com a participação de 87 representantes de 14 cooperativas de cinco ramos. Na próxima quinta-feira (27/10), será realizado o Encontro do Núcleo Norte e Noroeste, em Maringá, onde as anfitriãs serão a Sicredi União e a Unicampo, enquanto na sexta-feira (28/10) os representantes das cooperativas do Centro-Sul irão se encontrar na sede da Agrária, em Entre Rios, em Guarapuava.