Executivos dos Sistema OCB conhecem experiências em MG e BA

Publicado em: 02 junho - 2016

Leia todas


Experiências de gestão e liderança das cooperativas de Minas Gerais e Bahia serão compartilhadas ao longo desta semana no Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. Uma delegação composta por 20 superintendentes das Unidades Estaduais, acompanhada pelo Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, iniciou, nesta segunda-feira (30/5), o intercâmbio que permitirá conhecer os projetos e iniciativas empreendidas em território mineiro e baiano.

A abertura do roteiro ocorreu na sede do Sistema Ocemg, com a presença do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e de seu vice-presidente, Luiz Gonzaga Viana Lage. Na ocasião, o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti Lages, apresentou um panorama sobre o cooperativismo mineiro e sobre os projetos executados pelo Sistema Ocemg. Em seguida, o grupo visitou o Sicoob Credicom – maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil – e a Unimed/BH, vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão na categoria ouro.

De acordo com Scucato, as cooperativas foram indicadas por adotarem modelos de gestão e liderança eficientes. “A soma da gestão e da liderança faz um verdadeiro dirigente. Isso só pode ser alcançado por meio da capacitação. As organizações escolhidas representam tudo isso e são vitoriosas”, explicou.

Nesta terça-feira (31/5), as atividades do intercâmbio serão realizadas em Guaxupé, no Sul de Minas, com visitas técnicas à Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg) – referência no Ramo Educacional, e à Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), líder na exportação do café produzido no Brasil e vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em 2013.

O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, de acordo com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, é permitir o intercâmbio das boas práticas do cooperativismo, descobrindo, assim, experiências que possam ser replicadas localmente. “Este é um processo de capacitação muito interessante porque, como disse o presidente Ronaldo Scucato em sua apresentação, estes são os timoneiros. Juntamente com os presidentes das Unidades Estaduais, eles dão os rumos da gestão em suas regionais e, consequentemente, no Brasil, representado pelo Sistema OCB, Sescoop e CNCoop”, enfatizou.

A etapa realizada ao longo desta semana complementa a fase inicial do projeto, que contemplou uma visita técnica a cooperativas instaladas na Alemanha e na Itália, em julho de 2015. As visitas nas cooperativas mineiras terminam no dia 31 de maio. Em seguida, a comitiva partirá para a Bahia, onde ficam até o dia 3 de junho.

 

COOPERATIVAS A SEREM VISITADAS

Em Minas Gerais:

– Sicoob Credicom
– Unimed BH
– Coopeg
– Cooxupé

Na Bahia:

– Cooperfarms
– Cooproeste
– Unibahia
– Comtas
– Coometas

PROGRAMAÇÃO

AMANHÃ – 31/5

– Reunião com representantes das cooperativas Coopeg e Cooxupé, seguida de visita técnica às instalações e unidades.

QUARTA-FEIRA – 1/6

– Reunião com representantes Unimed Previdência. Logo depois, o grupo se desloca para Barreiras, na Bahia, onde tem reunião com a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS), seguida de visita técnica às suas instalações.

QUINTA-FEIRA – 2/6

– Reunião com representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste) e da Sociedade Cooperativa Unibahia, seguida de visita técnica às instalações e unidades.

SEXTA-FEIRA – 3/6

No último dia do Programa, os executivos terão reuniões com representantes do Sistema OCEB, e das cooperativas do Ramo Transporte Comtas e Coometas.