Experiência alemã deverá impulsionar cooperativas de crédito do Brasil

Publicado em: 16 setembro - 2016

Leia todas


OCB, Confederação Alemã das Cooperativas e Banco Central iniciaram hoje, pelo estado do Pará, uma série de capacitações voltadas ao Ramo Crédito

Regulação, crescimento e Sustentabilidade. Estes são os temas de uma série de capacitações a serem realizadas com cooperativas de crédito de oito estados brasileiros. Trata-se do resultado de um termo de cooperação firmado entre Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). O conteúdo será ministrado em parceria com o Banco Central do Brasil. A carga horária é de 12h.

As cooperativas paraenses de crédito foram as primeiras a participarem do projeto. A iniciativa que começou hoje, segue até amanhã. Além do Pará, os estados contemplados com o projeto OCB/DGRV são: AC, AM, RO, RR, TO, BA e PB. As capacitações contam, ainda, com o apoio das organizações estaduais do Sistema OCB das regiões Norte e Nordeste.

As duas regiões foram escolhidas após um diagnóstico realizado pela DGRV e que constatou que o Norte e o Nordeste apresentam um grande potencial de crescimento no segmento crédito. Desta forma, o projeto OCB/DGRV pretende apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito de ambas as regiões, por meio de eventos de capacitação alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor.

CONTEÚDO – Dentre os assuntos tratados durante a capacitação, estão o atual estágio do setor, impactos e importância da regulação e, ainda, os horizontes de possíveis alterações normativas para o cooperativismo de crédito, as exigências, as expectativas, os desafios no âmbito nacional e estadual, a governança, a perenidade, a escala, a auditoria, o fundo garantidor e outros temas estratégicos.

Os eventos serão divididos em três blocos de com quatro horas. O primeiro bloco é destinado à exposição do instrutor e representantes do Banco Central; o segundo, realizado por meio de um talk show, conta com a interação de todo o público; e, por fim, o último bloco é destinado a compilação dos entendimentos, com ênfase na geração de reflexões e direcionamentos práticos, no sentido de agregar valor às tomadas de decisão.

CALENDÁRIO – Confira abaixo as datas das capacitações, que ocorrerão entre os meses de setembro e novembro:

Setembro
Pará: 12 e 13;
Rondônia: 15 e 16
Acre: 19 e 20

Outubro
Tocantins: 24 e 25
Amazonas: 27 e 28
Roraima: 31/10 e 1º/11

Novembro
Paraíba: 3 e 4
Bahia: 7 e 8

CONFIANÇA – “Na medida em que o setor evolui, os desafios e as responsabilidades, de forma proporcional, também aumentam. É por isso que dizemos que, sobre as cooperativas e suas lideranças, também são depositadas as expectativas crescentes de muitos brasileiros que esperam acessar produtos e serviços financeiros mais compatíveis e com preços competitivos. E nesse campo, as cooperativas de crédito oferecem tudo isso e muito mais. Oferece confiança!” Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

MELHORIA – “A transferência de conhecimento e experiências do cooperativismo alemão para a realidade brasileira, permite muitas vezes, projetar cenários de aperfeiçoamento estrutural e operacional, que podem contribuir substancialmente com os objetivos das cooperativas brasileiras, em ampliar seu impacto socioeconômico, por meio da inclusão financeira, gerando mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas.” Matthias Knoch, diretor de projeto da DGRV no Brasil.
DESENVOLVIMENTO – “Estamos buscando ampliar o diálogo entre os setores por entendermos que todos possuem o mesmo objetivo de desenvolvimento do país. Quando o agente regulador estabelece uma norma é com o propósito de proteger e organizar um segmento. Por isso, entender esse processo e elucidar dúvidas com todos as instituições aqui presentes, Bacen e DGRV, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de nossas cooperativas”. Júnior Serra, superintendente do Sistema OCB/PA