Expoflora acontece em Holambra até dia 25 de setembro

Publicado em: 05 setembro - 2016

Leia todas


image003

A cidade de Holambra recebe, entre 26 de agosto e 25 de setembro, a 35ª edição da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento fica aberto ao público toda sexta-feira, sábado e domingo e excepcionalmente nos dias 7 e 8 de setembro, das 9h às 19h.

Realizada sempre no início da primavera, a Expoflora acontece anualmente e espera receber 300 mil turistas nesta edição – número 25 vezes maior do que a população de Holambra, antiga colônia holandesa que, com 12 mil habitantes, é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do País.

Segundo a assessoria da Expoflora, a exposição de arranjos florais deste ano tem cenários assinados pelos decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost e utilizou cerca de 2 mil vasos de flores e 300 mil hastes de mais de 3500 variedades. As flores utilizadas nos arranjos foram doadas por cerca de 500 produtores de duas cooperativas da região: Cooperflora e Veiling Holambra

A Veiling Holambra é considerada o maior centro de comercialização de flores e plantas ornamentais da América. O trabalho da cooperativa foi apresentado em um vídeo da campanha “Coopero por um Mundo Melhor”, realizada pelo Sescoop/SP com apoio da Ocesp. Clique aqui para assistir.

Mapeamento da Cadeia de Flores

No ano passado, a Ocesp e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) financiaram o Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil em 2014.

Desenvolvido pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de São Paulo (Fundace/USP), o estudo comprovou a grandeza econômica desse setor no Brasil: no ano de realização da pesquisa, a produção de flores movimentou mais de R$ 10 bilhões e gerou 190 mil empregos.

O mapeamento ressaltou também a importância das cooperativas para o segmento: São Paulo, onde estão localizadas as três maiores cooperativas de flores do Brasil – Veiling Holambra, Cooperflora e SP Flores (Mogi das Cruzes) – concentra 40% do mercado do País. Clique aqui para acessar o Mapeamento completo.



Publicidade