FÓRUM: “Sem comunicação não há inovação”, diz especialista

Publicado em: 14 dezembro - 2016

Leia todas


Com a participação de 35 profissionais de 19 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde e trabalho, o Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses foi pautado pela criatividade, cooperação e inovação.

Para o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a chance de sucesso de um empreendimento sem uma boa comunicação é muito pequena. “Por isso, a comunicação é fundamental, o princípio de tudo. Então, precisamos dar um foco especial da comunicação no PRC 100, que é o nosso programa estratégico para chegar aos R$ 100 bilhões de faturamento até 2020”, afirmou.

Atividades – O evento, promovido pelo Sistema Ocepar e realizado em 8 de dezembro, no Hotel Confiance, em Curitiba, teve uma oficina de prototipia, aplicada pela Escola de Criatividade, na parte da manhã, envolvendo os participantes em atividades que exigiram muita criatividade em busca de soluções para questões do setor de comunicação das cooperativas. Também houve a palestra “Como viabilizar projetos cooperativos através da Lei Rouanet” proferida pelo consultor João Henrique Zanoni, entre outras atividades.

Workshop – Por exemplo, o ponto alto do Fórum de Comunicação foi o workshop 15×15 em que foram apresentadas iniciativas inovadoras e criativas realizadas por profissionais de comunicação e marketing de algumas cooperativas paranaenses, como da Lar, Camila Catafesta, da Castrolanda, Leila Gomes, da Frísia, Vivian Leindecker e da Unimed Cascavel, Sandri Alves Gonçalves.

Segundo o coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, esse era um antigo sonho, “reunir num fórum histórias interessantes sobre criatividade e inovação e os cases apresentados podem muito bem ser replicados nas demais cooperativas. Vamos repetir nos próximos fóruns esse formato 15 x 15”, lembra. Também foram convidados para apresentar seus produtos, os publicitários José Oliva, da Nova Comunicação sobre suas “Caixinhas de Atitudes” e Thiago Moussa Klenk da Tall Direct sobre uma ferramenta de comunicação corporativa que utiliza o whatsapp como base.

Conexão – O diretor da Escola de Comunicação, Jean Sigel, que coordenou a oficina de prototipia e o workshop 15×15, afirmou que sem comunicação não há inovação, que, muitas vezes, não é percebida ou não acontece num ambiente organizacional porque não é comunicada. “Às vezes há um programa de inovação em uma empresa, mas se constata que as pessoas, inclusive dos altos escalões, não sabem disso, por falha na comunicação interna. Por isso, sem uma comunicação adequada dentro da empresa, dificilmente será possível se comunicar com o ambiente externo, ou seja, vender isso de dentro para fora”, acrescentou.

Performance – O escritor e ator Ique deu um tom especial ao workshop 15×15, com intervenções muito humoradas entre as apresentações dos cases. No encerramento do evento, a performance evocando a trajetória do homem atual, mostrando que a concorrência se inicia com o espermatozoide que disputa com outros a chance de ser o primeiro a chegar ao óvulo, arrancou aplausos entusiasmados dos profissionais que participaram do Fórum de Comunicação.