Frigorífico de peixe torna piscicultura mais rentável

Publicado em: 15 fevereiro - 2017

Leia todas


O secretário Juca Castanheira, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) visitou em 6 de fevereiro o frigorífico de peixe da Cooperativa Agro Verde (Coopagroverde), localizada na Linha Progresso, Gleba 2, zona rural de Porto Velho. Acompanharam o secretário na inspeção o deputado federal Nilton Capixaba (PTB) e a secretaria adjunta da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol.

Inaugurada no final do ano passado, a agroindústria de beneficiamento de pescado é um projeto-piloto do município e visa criar uma alternativa sustentável rentável para os pescadores e produtores rurais que trabalham com a aquicultura em Porto Velho. Na parceria firmada com a cooperativa, o município cedeu todo o equipamento necessário para o funcionamento do frigorífico.

“Como foi a prefeitura que equipou o frigorífico, tínhamos a necessidade de verificar se os equipamentos sendo bem utilizados e se a finalidade do frigorífico está sendo realmente cumprida. É intenção do prefeito dr Hildon Chaves incentivar mais parcerias como essa. Já está sendo estudada uma nos mesmos moldes para a Ponta do Abunã, no distrito de Extrema”, disse o secretário.

Atualmente, o frigorífico da Coopagroverde já atende as escolas da rede estadual de ensino fornecendo pescado para a merenda escolar. Mas a intenção do secretário Juca Castanheira, é incluir também as escolas municipais. Uma reunião com o secretário Zenildo Santos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já foi agendada para que seja discutida a inclusão do peixe na merenda escolar no município. “Esse programa é importante porque ele atende a demanda do pescado de cativeiro dos cooperados e produtores da agricultura familiar, visando agregar valor ao pescado para a merenda escolar e a população em geral. Por isso, já estamos trabalhando na elaboração de um conjunto de propostas para inserir na merenda o peixe e seus derivados”, reforçou o secretário.

Fonte: www.rondoniagora.com